ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
É Lei: Consolidação das leis estaduais de Mato Grosso do Sul, de Evander, é sancionada
17/08/2022
20:00
ASSECOM
Adriana Viana
Foi publicada hoje, 17, a Lei Complementar 299/2022, do deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), no Diário Oficial do Estado, a qual dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração, a consolidação, e a revogação das leis, conforme determina §2º do art. 65 da Constituição Estadual, e dá outras providências. A lei classifica, compila, reúne, consolida e revoga as leis estaduais em vigor e define a forma como as próximas serão elaboradas.
Considerada a “Lei das Leis”, o novo regramento integra todas as leis pertinentes à determinada matéria em um único diploma legal, revogando-se formalmente as leis incorporadas, sem modificação do alcance nem interrupção da força normativa dos dispositivos consolidados, reunindo-as em um local apenas, de forma a facilitar seu conhecimento e consulta pela população.
Atualmente, para o cidadão se informar sobre um determinado assunto, é preciso buscá-lo em toda a legislação, por ser tema de diversas leis. “Nossa intenção é editar e compilar essas leis por assunto e, assim, facilitar a busca pelo cidadão ou o advogado que tenha interesse em conhecê-las. No site da Assembleia, em outros locais de busca e nas editoras, essas leis estarão reunidas, com a lei originária e as demais relacionadas inseridas à primeira, todas estando em uma lei apenas”.
A elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o § 2° do art. 65 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul, obedecerá ao disposto na nova lei. “A lei complementar dará novas diretrizes para elaboração de leis ordinárias, complementares, delegadas, emendas à Constituição, decretos legislativos e resoluções, informando como as próximas leis deverão ser escritas a partir de agora. A matéria aborda como deverá ser a estrutura para elaboração dos normativos, ordem de apresentação dos dispositivos e explicação sobre a redação de artigo, parágrafo, inciso, alínea, item, entre outros. Ela é uma espécie de passo-a-passo para a elaboração das novas leis”, explicou.
Para o autor da lei, trata-se de uma iniciativa de vanguarda, que colocará Mato Grosso do Sul no mesmo patamar de outros estados brasileiros que prezam pelo pragmatismo e publicidade das normas jurídicas. “Temos no Estado, leis que já saíram de vigor e ainda estão listadas na Constituição Estadual. Por isso, a ementa conta agora com a palavra ‘revogar’, que não existia anteriormente no texto. Nossa intenção também é a de revogar leis que não têm mais utilidade, tornando a nossa legislação mais clara e objetiva”, ressaltou Evander.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Paraíso das Águas avança com projetos que modernizam a cidade
Leia Mais
Itália aprova prisão perpétua para feminicídio e reacende debate no Brasil
Leia Mais
ALEMS realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino
Leia Mais
Mato Grosso do Sul inicia imunização com 10,7 mil doses contra o vírus sincicial respiratório
Municípios