Estrutura e capacidade ociosa dos atrativos comporta mais visitantes, garantem empres�rios
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Flutua��o � um dos passeios mais procurados de Bonito. (Foto: Acervo Funda��o de Turismo) |
O fechamento do ano passado registrou aumento de 18% na ocupa��o do Hotel Wetiga, em Bonito - distante 257 km de Campo Grande, e as perspectivas para 2016 s�o de elevar o fluxo de h�spedes em cerca de 15%, o que significar� incremento acima de 30% na receita do estabelecimento. O movimento no hotel demonstra os resultados do turismo na Serra da Bodoquena que, a exemplo de outros pontos de visita��o brasileiros, sustenta um setor que n�o conhece os efeitos da palavra crise.
Um dos pontos mais conhecidos nas rotas tur�sticas nacionais, Bonito � um exemplo de que o turismo � um segmento que pode se beneficiar com os revezes da economia e, com isso, movimentar o setor de servi�os. E o consumidor parece j� saber disso. �O pessoal ficou mais chor�o, pede mais desconto�, avalia o respons�vel pelo setor de reservas do Wetiga, Rafael Moraes da Costa, creditando os bons resultados do ano passado � estrat�gia de fortalecimento das parcerias comerciais e de negocia��es adotadas pelo hotel. �Foi um ano muito bom e as perspectivas s�o �timas�, confia.
Recorde
Foi o melhor ano do turismo na hist�ria de Bonito, confirma o presidente da Bonito Convention & Visitors Bureau, Rodrigo Coinete, entidade que re�ne 58 empresas do setor. Segundo o Observat�rio do Turismo de Bonito, documento elaborado mensalmente contendo o fluxo das empresas associadas, 169,6 mil pessoas visitaram os atrativos do munic�pio at� novembro. Os dados de dezembro, per�odo de alta temporada e fechamento do ano, ainda n�o foram computados.
�Nunca antes tantos turistas visitaram a cidade�, afirma o dirigente, adiantando que o ano encerrou com aumento de pelo menos 10% no n�mero de turistas internacionais. Percentual que dever� crescer ainda mais em 2016, acredita, por conta da vinda de paraguaios e bolivianos, que devido � expans�o da economia nesses pa�ses lotaram a cidade no per�odo do revellion. Os bons resultados n�o s�o creditados somente � conjuntura econ�mica - com a alta do d�lar que faz os destinos nacionais serem mais atrativos - mas ao trabalho de divulga��o realizado nas �ltimas duas d�cadas. �N�o se faz um destino tur�stico em quatro anos�, avalia.
O diretor-presidente da Fundtur (Funda��o de Turismo de MS), Nelson Cintra, enfatiza que o momento econ�mico valorizou o segmento. �O turismo nunca foi t�o importante�, avalia. Para o Estado, por exemplo, somente no primeiro semestre do ano passado o turismo em Bonito rendeu R$ 102 milh�es, segundo dados da Funda��o. E a vinda de um dos maiores eventos mundiais vai ajudar a promover ainda mais nossos destinos: o Adventure Week no Brasil, que acontece de 2 a 11 de abril. �Vamos ter aqui as 15 maiores operadoras mundiais de turismo, que v�m conhecer nossos atrativos em Bonito e regi�o e no Pantanal�, destaca, refor�ando a parceria com a Embratur e o investimento de US$ 75 mil no evento.
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Munic�pio � extremamente rico pela fauna e flora. (Foto: Acervo Funda��o de Turismo) |
Infraestrutura
Mas, considerando-se as proje��es de crescimento, Bonito comporta mais turistas? A defici�ncia de infraestrutura foi levantada na virada deste ano quando v�deo com fila de carros na entrada dos balne�rios circulou na internet. Amparado nos dados levantados pelo Observat�rio, Coinete afirma que h� estrutura para receber mais gente. E cita o exemplo da taxa de ocupa��o hoteleira, que ano passado teve seu pico m�ximo em janeiro, quando chegou a 81%. Em junho, m�s de baixa, registrou enxutos 32%.
Como consequ�ncia, o pre�o m�dio da di�ria tamb�m encolhe, obedecendo � sazonalidade do fluxo de turistas. A di�ria em hotel tr�s ou quatro estrelas acumulou redu��o m�dia de 25% em novembro se comparado a janeiro passados. Um apartamento duplo ofertado por R$ 479,32 no in�cio do ano, saiu por R$ 359,50 no pen�ltimo m�s do ano, segundo dados do Observat�rio de Turismo, indicando que h� um v�cuo na baixa temporada. Em dezembro os pre�os normalmente voltam a subir.
O movimento no principal ponto tur�stico do munic�pio tamb�m indica que h� espa�o para mais. Em janeiro, m�s de maior fluxo, a ocupa��o na Gruta do Lago Azul foi de 91%, a maior registrada no per�odo nos �ltimos cinco anos. Em junho, menos da metade da capacidade foi preenchida, apenas 44%.
A fila nos balne�rios � a exce��o, afirma Coinete, e significa que esses locais, mais acess�veis e procurados, tiveram de fato sua capacidade esgotada. �O turista tamb�m tem que entender que � preciso planejamento. Se voc� n�o chegar com pelo menos seis horas de anteced�ncia, n�o pisa na areia de Copacabana no revellion�, compara. �Mesmo com os balne�rios lotados, havia outras possibilidades de passeio�, enfatiza, destacando o car�ter sustent�vel que rege toda a malha tur�stica de Bonito, com o estabelecimento de limites di�rios de visita��es, o que garante tantas premia��es em �mbito nacional e internacional como um dos destinos de ecoturismo mais organizados.
Segundo registros na Gruta do Lago Azul, de janeiro a novembro, 32,3% dos turistas que visitam o ponto s�o de S�o Paulo, ficando os cariocas em segundo, com 12,5%. Os sul-mato-grossenses formam uma parcela de 7,4% de visitantes ao atrativo, deixando o Estado na quinta posi��o. Os americanos s�o os visitantes internacionais mais frequentes, seguidos dos franceses e paraguaios.
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Milhares de visitantes v�o a Bonito anualmente para conhecer a Gruta do Lago Azul. (Foto: Acervo Funda��o de Turismo) |
Fonte: campograndenews
Por: Priscilla Peres
Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/com-dolar-alto-ecoturismo-de-ms-deve-crescer-mais-15-este-ano