O projeto de Erick Castro foi um dos nove aprovados em todo o Brasil
|
Divulgação |
Uma caixa de água auxiliar acoplada ao chuveiro para controlar a saída de água durante um banho de cinco minutos foi o projeto vencedor do Desafio da Inovação da Amanco e Senai Nacional desenvolvido por Erick Gonçalves Castro, que faz o curso de química do Senai de Corumbá. Neste ano, os participantes tiveram de propor formas de conscientizar as pessoas para não desperdiçarem água durante banho, tendo em vista a crise hídrica apontada em alguns Estados. “Essa vitória é a valorização do nosso esforço. Foi um trabalho em conjunto de professor e aluno, unindo teoria e prática”, comentou Erick Castro, ressaltando que o projeto possui um mecanismo semelhante ao da descarga para controlar a saída de água, que é liberada em estágios.
|
Divulgação
|
Rosilene da Silva, que trabalha como autônoma e fez o curso técnico em meio ambiente do Senai de Campo Grande, conquistou o 3º lugar na competição com o projeto sobre captação da água da chuva como forma de redução do consumo em toda a casa. “Ainda estou surpresa por ter me destaco entre os finalistas, principalmente, porque concorremos com pessoas de todo Brasil. Isso mostra que o nosso trabalho foi bem feito e que junto ao professor conseguimos levar um pouquinho mais de conhecimento e colocar isso no nosso trabalho”, disse.
No total, cinco alunos representaram o Senai de Mato Grosso do Sul: Rosilene Lopes da Silva (Campo Grande), Herisson Borgo Vila Nova Moreira (Corumbá), Erick Gonçalves Castro (Corumbá), Jean Carlos Nascimento Casanova (Corumbá) e Horácio H. Campelo (Três Lagoas). Conforme o regulamento, a premiação para o 1° lugar é de um iPad e uma visita à fábrica da Amanco em Joinville (SC), enquanto o 2° e 3° lugares ganham uma visita à fábrica de Joinville, onde terão a oportunidade de conhecer a área de engenharia e produção.
Desafio
O Desafio da Inovação Amanco e Senai Nacional trata-se de um concurso de inovação realizado entre os alunos do Senai de todo o País em que os participantes são convidados a apresentar soluções para um determinado problema. Segundo a assessora de relacionamento com o mercado do Senai do Estado, Ilana Alencar, a participação dos alunos é uma forma de estimular a criatividade, inovação, bem como a solução das problemáticas cotidianas discutidas em sala de aula, alinhando o conhecimento com a necessidade da indústria.
Ela lembra ainda da parceria com a Amanco desde 2002 em todos os Estados do Brasil e, regionalmente, fortaleceu-se em 2010, contabilizando mais de 1.300 capacitações neste período. "Já foram realizados cursos de instalador hidráulico sem custo nenhum para o aluno, oferecendo uma oportunidade de ingressar no mercado da construção civil. Além disso, outras ações foram desenvolvidas como a participação da empresa no Mundo Senai e Olímpiada do Conhecimento", afirmou.
Fonte: ASSECOM
Por: Daniel Pedra
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.