 |
Divulga��o |
Os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino M�dio das escolas do Sesi em Corumb� e Dourados participaram, na segunda-feira (09/11), da avalia��o da Prova Brasil, que tem por objetivo diagnosticar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro com base em testes padronizados nas disciplinas de portugu�s e matem�tica e question�rio socioecon�mico.
Os resultados da Prova Brasil trar�o dados referenciais para que os gestores e professores possam direcionar um conjunto de a��es para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos participantes com foco na amplia��o do n�vel de exig�ncia da profici�ncia.
Essa avalia��o � aplicada a cada dois anos de forma censit�ria e almeja promover o desenvolvimento de um a cultura que estimula a melhoria de padr�es e equidade da educa��o brasileira, bem como do adequado controle social de seus resultados.
A Prova Brasil � uma avalia��o externa em larga escala aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An�sio Teixeira) e fornece um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado pelas escolas p�blicas e privadas.
Repercuss�o
Segundo a orientadora educacional da Escola do Sesi de Corumb�, Shirley Ramalho, os estudantes responderam as quest�es de l�ngua portuguesa, com foco em leitura, e de matem�tica, com foco na resolu��o de problemas. �Os resultados trar�o refer�ncias para que possamos definir a��es voltadas ao aprimoramento da qualidade da educa��o, promovendo, por exemplo, a corre��o de distor��es e debilidades identificadas�, refor�ou.
Shirley Ramalho acrescenta que, de posse dos dados coletados com a Prova Brasil, ser� poss�vel direcionar os recursos t�cnicos e financeiros para �reas identificadas como priorit�rias, melhorando assim a performance e o n�vel de exig�ncia da profici�ncia dos alunos.
J� a coordenadora pedag�gica da Escola do Sesi de Dourados, Nilva Maria Oliveira, comentou quanto � �nfase de avalia��o, que hoje � considerada estrat�gia como subsidio indispens�vel no monitoramento educacionais com foco na melhoria da qualidade de ensino. �Com base no desempenho do conjunto dos alunos, � poss�vel identificar as conquistas e as dificuldades de aprendizagem que pedem interven��es�, afirmou.
 |
Divulga��o
|
Alunos
Para o estudante Lucas Alexandre Ferminiano da Silva, aluno do 9� ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumb�, as avalia��es s�o de suma import�ncia. �Elas v�o diagnosticar nossas dificuldades e a equipe gestora ir� criar estrat�gias para san�-las�, pontuou.
�Estava f�cil, a aplicadora explicou e com isso facilitou muito�, comentou a estudante Ana Clara Dantas, do 5� ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Dourados.
A professora Erica Nepomuceno, da Escola do Sesi de Dourados, acrescenta que a avalia��o � um momento muito importante para os alunos e para o estabelecimento de ensino. �Por meio dela, podemos refletir sobre as nossas pr�ticas para que ajudem a melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes�, concluiu.
 |
Divulga��o
|
Fonte: ASSECOM
Por: Daniel Pedra