|
Divulgação |
A Prefeitura de Chapadão do Sul é a primeira de Mato Grosso do Sul a usar o sistema conversor fotovoltaico para produzir sua própria energia elétrica. O projeto pioneiro, implantado pela Energisa, foi instalado no ESF (Estratégia Saúde da Família) do Bairro Esperança e ligado ontem (7).
A administração municipal contratou o sistema, previsto na Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica e deverá gerar a sua própria energia e até bônus para eventual aumento de consumo ou para outros prédios da municipalidade.
Segundo o Prefeito Dr. Felipe Barreto Magalhães, este é um projeto piloto e se ele mostrar-se realmente eficiente, outras edificações públicas poderão receber os equipamentos e assim, a municipalidade economizará recursos com o consumo de energia elétrica.
|
Divulgação |
“Esse sistema pelo conversor fotovoltaico proporciona a geração de energia elétrica através da luz do sol. É uma energia inesgotável e limpa em prol da sustentabilidade, utilizada em residências e empresas, como forma de economia de energia. Esperamos alcançar todo benefício que esse sistema promete, para que possamos então utilizá-lo em outras repartições públicas”, afirmou o prefeito Dr. Felipe.
A Secretária de Governo da Prefeitura, Nilzete Pereira e o eletrotécnico Alírio Macedo acompanharam a ligação do sistema no prédio do ESF.
O prédio que recebeu o projeto consome em média 750 Kwh/mês e o sistema implantado deverá gerar 175 Kwh/mês e promover economia de recursos da Prefeitura.
Segundo o eletrotécnico Alírio Macedo, responsável por este primeiro projeto de Prefeituras, no prédio do ESF Esperança foram instaladas sete placas fotovoltaicas para produzir os 175 Kwh/mês. Alírio disse que o projeto poderá chamar a atenção de outros prefeitos e seguirem o exemplo de Chapadão do Sul para economia de recursos com a energia elétrica e contribuir para o sistema energético do Brasil.
Entre os benefícios desse sistema de captação de energia estão: Fonte inesgotável de geração de energia, o sol; Não polui; Não consome combustível; Não produz barulho; A maior produção coincide com as horas de maior consumo; Sistema simples e fácil de instalar; pode ser instalado em qualquer lugar; Os módulos possuem uma longa vida útil; Resistem a condições climáticas extremas como chuvas de granizo, vento e frio e Proporciona grande economia de energia elétrica, entre outros benefícios.
Fonte: ASSECOM
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.