RECONHECIMENTO ESTADUAL
Atvos recebe selo ‘Empresa Amiga da Mulher’ pelo 4º ano consecutivo em MS
Empresa é destaque por ações de equidade de gênero, qualificação e apoio à maternidade em suas unidades agroindustriais
04/09/2025
10:15
REDAÇÃO
MARIA GORETI
@DIVULGAÇÃO
A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo com o selo ‘Empresa Amiga da Mulher’, concedido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) de Mato Grosso do Sul. A honraria reconhece ações concretas de inclusão, equidade de gênero e valorização da mulher nas unidades da empresa localizadas em Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica.
Entre as iniciativas premiadas está o MOVA Comunidade, programa que oferece cursos gratuitos na área agrícola, com turmas majoritariamente femininas. A qualificação profissional visa gerar renda e fortalecer o protagonismo feminino nas comunidades onde a Atvos atua, em parceria com o SENAI/MS e prefeituras locais.
“O selo atesta que seguimos pavimentando uma trajetória sólida no agronegócio em aspectos como diversidade e equidade de gênero”, afirma Cristiana Gomes, vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Atvos.
Ela destaca ainda o desafio de ampliar a participação das mulheres em cargos de liderança: “Estamos confiantes de que as ações implementadas hoje nos conduzirão a um futuro ainda mais equânime”.
A empresa também se destaca por oferecer:
Atendimento clínico e emocional para gestantes e mães,
Auxílio-creche por 12 meses,
Telemedicina 24h,
Apoio a filhos com deficiência,
Capacitações online, em parceria com o SESI/MS, para prevenção e combate ao abuso, assédio e violência contra a mulher.
Além disso, o Programa Reforço Escolas, realizado com a Alicerce Educação, oferece um ambiente seguro e pedagógico para filhos(as) de colaboradores(as), garantindo tranquilidade aos pais durante o expediente.
Hoje, as mulheres representam 18% do quadro da Atvos, acima da média do setor sucroenergético. Em Santa Luzia, esse número chega a 22%, e em Costa Rica, 21%. A meta da companhia é atingir 30% de mulheres em posições estratégicas de liderança nos próximos anos, em todas as suas operações no Centro-Oeste e Sudeste.
No Mato Grosso do Sul, a Atvos gera:
4,1 mil empregos diretos
7,1 mil empregos indiretos
A atuação da empresa contribui diretamente para o desenvolvimento das comunidades locais, promovendo inclusão e sustentabilidade.
A Atvos está entre os principais players da transição energética no Brasil, com produção de:
3,3 bilhões de litros de etanol
750 mil toneladas de açúcar VHP
4,2 mil GWh de energia elétrica limpa
Com 8 unidades agroindustriais em GO, MT, MS e SP, a empresa emprega mais de 11 mil pessoas e está certificada para exportar biocombustíveis para a Europa, Ásia e Sul Global. Também é destaque nacional na emissão de CBIOs e possui selos como ISCC EU, ISCC PLUS e CORSIA.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS
Leia Mais
Milho surpreende em MS com estimativa de 14,2 milhões de toneladas na safra 2025
Leia Mais
Lia Nogueira pede reforma completa de escola estadual em Pedro Gomes
Leia Mais
ALEMS confirma concurso público e Ministério Público vai acompanhar todas as etapas do certame
Municípios