RECONHECIMENTO ESTADUAL
Atvos recebe selo ‘Empresa Amiga da Mulher’ pelo 4º ano consecutivo em MS
Empresa é destaque por ações de equidade de gênero, qualificação e apoio à maternidade em suas unidades agroindustriais
04/09/2025
10:15
REDAÇÃO
MARIA GORETI
@DIVULGAÇÃO
A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo com o selo ‘Empresa Amiga da Mulher’, concedido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) de Mato Grosso do Sul. A honraria reconhece ações concretas de inclusão, equidade de gênero e valorização da mulher nas unidades da empresa localizadas em Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica.
Entre as iniciativas premiadas está o MOVA Comunidade, programa que oferece cursos gratuitos na área agrícola, com turmas majoritariamente femininas. A qualificação profissional visa gerar renda e fortalecer o protagonismo feminino nas comunidades onde a Atvos atua, em parceria com o SENAI/MS e prefeituras locais.
“O selo atesta que seguimos pavimentando uma trajetória sólida no agronegócio em aspectos como diversidade e equidade de gênero”, afirma Cristiana Gomes, vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Atvos.
Ela destaca ainda o desafio de ampliar a participação das mulheres em cargos de liderança: “Estamos confiantes de que as ações implementadas hoje nos conduzirão a um futuro ainda mais equânime”.
A empresa também se destaca por oferecer:
Atendimento clínico e emocional para gestantes e mães,
Auxílio-creche por 12 meses,
Telemedicina 24h,
Apoio a filhos com deficiência,
Capacitações online, em parceria com o SESI/MS, para prevenção e combate ao abuso, assédio e violência contra a mulher.
Além disso, o Programa Reforço Escolas, realizado com a Alicerce Educação, oferece um ambiente seguro e pedagógico para filhos(as) de colaboradores(as), garantindo tranquilidade aos pais durante o expediente.
Hoje, as mulheres representam 18% do quadro da Atvos, acima da média do setor sucroenergético. Em Santa Luzia, esse número chega a 22%, e em Costa Rica, 21%. A meta da companhia é atingir 30% de mulheres em posições estratégicas de liderança nos próximos anos, em todas as suas operações no Centro-Oeste e Sudeste.
No Mato Grosso do Sul, a Atvos gera:
4,1 mil empregos diretos
7,1 mil empregos indiretos
A atuação da empresa contribui diretamente para o desenvolvimento das comunidades locais, promovendo inclusão e sustentabilidade.
A Atvos está entre os principais players da transição energética no Brasil, com produção de:
3,3 bilhões de litros de etanol
750 mil toneladas de açúcar VHP
4,2 mil GWh de energia elétrica limpa
Com 8 unidades agroindustriais em GO, MT, MS e SP, a empresa emprega mais de 11 mil pessoas e está certificada para exportar biocombustíveis para a Europa, Ásia e Sul Global. Também é destaque nacional na emissão de CBIOs e possui selos como ISCC EU, ISCC PLUS e CORSIA.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motiva Pantanal reforça obras e serviços antes do fim de semana na BR-163/MS
Leia Mais
Prefeito solicita nomeação de rodovia estadual em reconhecimento a Cícero Antônio de Souza
Leia Mais
Assembleia aprova projeto que cria registro de condenados por violência contra a mulher em MS
Leia Mais
PRF inicia Operação Carnaval 2026 com fiscalização intensificada nas rodovias federais
Municípios