ALMS / NOVA COMENDA VALORIZA DIVERSIDADE
Projeto de Hashioka cria Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas em MS
Honraria será concedida a pessoas indicadas por comunidades estrangeiras que promovem inclusão, cultura e solidariedade no Estado
03/09/2025
14:50
REDAÇÃO
Deputado Roberto Hashioka durante apresentação do projeto que institui a Comenda das Nações Amigas @DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Resolução 45/2025, que cria a “Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul”. A iniciativa reconhece o trabalho de pessoas ligadas às comunidades estrangeiras que contribuem para a valorização da diversidade cultural e solidariedade social no Estado.
A comenda será composta por diploma e medalha, e concedida pela Assembleia Legislativa de MS a pessoas naturais ou residentes no Estado, indicadas por associações ou entidades das Nações Amigas, em articulação com o parlamentar propositor.
As sete comunidades representadas são: Japonesa, Libanesa, Portuguesa, Boliviana, Paraguaia, Italiana e Espanhola. A homenagem está vinculada à Festa das Nações Amigas, evento oficial do calendário sul-mato-grossense instituído pela Lei Estadual 6.043/2023, comemorado anualmente na terceira semana de outubro.
A criação da comenda foi sugerida pelos próprios representantes das comunidades, que estiveram reunidos com o deputado Hashioka em julho deste ano. No encontro, apresentaram as ações da Associação Cultural das Nações Amigas (ACNA), como a 2ª Festa Inclusiva, realizada entre 22 e 24 de maio, no estacionamento do Comper Itanhangá, em Campo Grande.
O evento contou com apresentações artísticas, shows musicais e gastronomia típica dos sete países representados. Além da celebração da diversidade, a festa também teve caráter solidário: parte da arrecadação foi revertida para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande.
Participaram da reunião com Hashioka os seguintes representantes das Nações Amigas:
Munir Sayegh – Presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em MS
Dra. Susan Gomez Chambi – Diretora da Comunidade Boliviana
Carmen Tieko Massami Romero – Diretora da ACNA
Albino Romero – Presidente da ACNA
Cleber Segóvia – Diretor da Colônia Paraguaia
Glaucio Hashimoto – Presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol
Angelo Bruno – Diretor da Colônia Italiana
Jorge Gonda – Vice-presidente educacional da Associação Nipo
Claudio Sussumu Oikawa – Vice-presidente cultural e esportivo da Nipo
Segundo Hashioka, a comenda busca valorizar os laços culturais e humanitários construídos pelas comunidades estrangeiras em Mato Grosso do Sul.
“Queremos reconhecer publicamente aqueles que, por meio da cultura, da inclusão e da solidariedade, fazem a diferença na vida das pessoas e contribuem para um Estado mais plural e humano”, afirmou o parlamentar.
Após o período de pauta para emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS
Leia Mais
Milho surpreende em MS com estimativa de 14,2 milhões de toneladas na safra 2025
Leia Mais
Lia Nogueira pede reforma completa de escola estadual em Pedro Gomes
Leia Mais
ALEMS confirma concurso público e Ministério Público vai acompanhar todas as etapas do certame
Municípios