Campo Grande (MS), Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025

ALMS / NOVA COMENDA VALORIZA DIVERSIDADE 

Projeto de Hashioka cria Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas em MS

Honraria será concedida a pessoas indicadas por comunidades estrangeiras que promovem inclusão, cultura e solidariedade no Estado

03/09/2025

14:50

REDAÇÃO

Deputado Roberto Hashioka durante apresentação do projeto que institui a Comenda das Nações Amigas @DIVULGAÇÃO

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Resolução 45/2025, que cria a “Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul”. A iniciativa reconhece o trabalho de pessoas ligadas às comunidades estrangeiras que contribuem para a valorização da diversidade cultural e solidariedade social no Estado.

A comenda será composta por diploma e medalha, e concedida pela Assembleia Legislativa de MS a pessoas naturais ou residentes no Estado, indicadas por associações ou entidades das Nações Amigas, em articulação com o parlamentar propositor.

As sete comunidades representadas são: Japonesa, Libanesa, Portuguesa, Boliviana, Paraguaia, Italiana e Espanhola. A homenagem está vinculada à Festa das Nações Amigas, evento oficial do calendário sul-mato-grossense instituído pela Lei Estadual 6.043/2023, comemorado anualmente na terceira semana de outubro.

Origem da proposta

A criação da comenda foi sugerida pelos próprios representantes das comunidades, que estiveram reunidos com o deputado Hashioka em julho deste ano. No encontro, apresentaram as ações da Associação Cultural das Nações Amigas (ACNA), como a 2ª Festa Inclusiva, realizada entre 22 e 24 de maio, no estacionamento do Comper Itanhangá, em Campo Grande.

O evento contou com apresentações artísticas, shows musicais e gastronomia típica dos sete países representados. Além da celebração da diversidade, a festa também teve caráter solidário: parte da arrecadação foi revertida para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande.

Participaram da reunião com Hashioka os seguintes representantes das Nações Amigas:

  • Munir Sayegh – Presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em MS

  • Dra. Susan Gomez Chambi – Diretora da Comunidade Boliviana

  • Carmen Tieko Massami Romero – Diretora da ACNA

  • Albino Romero – Presidente da ACNA

  • Cleber Segóvia – Diretor da Colônia Paraguaia

  • Glaucio Hashimoto – Presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol

  • Angelo Bruno – Diretor da Colônia Italiana

  • Jorge Gonda – Vice-presidente educacional da Associação Nipo

  • Claudio Sussumu Oikawa – Vice-presidente cultural e esportivo da Nipo

Segundo Hashioka, a comenda busca valorizar os laços culturais e humanitários construídos pelas comunidades estrangeiras em Mato Grosso do Sul.

“Queremos reconhecer publicamente aqueles que, por meio da cultura, da inclusão e da solidariedade, fazem a diferença na vida das pessoas e contribuem para um Estado mais plural e humano”, afirmou o parlamentar.

Após o período de pauta para emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: