POLÍTICA / INFRAESTRUTURA
Deputado Roberto Hashioka solicita pavimentação asfáltica em duas rodovias estaduais
Parlamentar cobra urgência em obras de recuperação nas MS-473 e MS-480, que ligam municípios do Vale do Ivinhema e região de Porto Primavera
06/11/2025
14:25
REDAÇÃO
@Luciana Nassar/Alems
Durante a sessão plenária desta quinta-feira (6), o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou duas indicações em caráter de urgência solicitando obras de recuperação da pavimentação asfáltica em rodovias estaduais que atendem a regiões estratégicas de Mato Grosso do Sul. Os pedidos foram encaminhados ao secretário de Estado de Infraestrutura, Guilherme Alcântara de Carvalho, e ao diretor-presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Mauro Azambuja Rondon Flores.
A primeira solicitação diz respeito à MS-473, no trecho que liga Taquarussu ao entroncamento com a MS-276, em Nova Andradina, com cerca de 28 quilômetros de extensão. Segundo o parlamentar, o pavimento apresenta grande número de buracos e deterioração acentuada, agravada pelas chuvas recentes, o que tem comprometido a segurança dos motoristas e dificultado o escoamento da produção agrícola e pecuária da região.
“A MS-473 se encontra em estado precário, cheia de buracos e panelas. Ontem, inclusive, recebi um vídeo de um veículo que sofreu avarias no pneu e na roda”, relatou Hashioka.
A segunda indicação apresentada trata da recuperação de 29 quilômetros da MS-480, entre o entroncamento com a MS-276 e a Usina Hidrelétrica de Porto Primavera (UHPP), trecho que atravessa os municípios de Anaurilândia e Batayporã.
O deputado destacou que a rodovia é fundamental para a integração regional e o escoamento da produção agropecuária, industrial e energética do Estado. No entanto, o desgaste do pavimento tem provocado aumento nos custos de transporte, maior risco de acidentes e prejuízos à eficiência logística.
“A MS-480 é uma rodovia importante, porta de entrada e saída do Centro-Oeste, ligando três estados: Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É preciso agir de forma preventiva antes do período chuvoso, pois, depois, o solo saturado impede a manutenção adequada”, alertou o parlamentar.
Hashioka defendeu que as intervenções sejam realizadas ainda antes do pico das chuvas, garantindo maior durabilidade ao pavimento e segurança viária para os motoristas.
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