SAÚDE
Novembro Azul: Campanha alerta para a saúde do homem, com foco na prevenção do câncer de próstata
Especialista reforça importância de vencer barreiras culturais e destaca fatores de risco além da idade, como histórico familiar e obesidade
06/11/2025
14:00
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Campanha Novembro Azul; iniciativa reforça importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O Novembro Azul, campanha reconhecida mundialmente por promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, reforça em 2025 a importância dos cuidados contínuos com a saúde masculina. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra mais de 72 mil novos casos da doença por ano, tornando-a o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O médico do Laboratório Teuto, especialista em saúde masculina, destacou que o principal desafio ainda é romper barreiras culturais que afastam os homens dos consultórios médicos.
“A principal barreira é cultural: fazer o homem compreender que o check-up e os exames de rotina são ferramentas essenciais para o diagnóstico precoce. A educação é a melhor forma de prevenção e conscientização”, explicou.
O rastreamento do câncer de próstata é feito por meio do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e do toque retal. Conforme avaliação médica, exames complementares, como ultrassonografia (USG) e ressonância magnética, podem ser solicitados para investigações mais detalhadas.
Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, homens sem fatores de risco devem iniciar a rotina de exames a partir dos 50 anos. Já aqueles com histórico familiar de câncer de próstata (em parentes de primeiro grau, como pai ou irmão) ou homens negros, devem procurar o urologista a partir dos 45 anos, pois fazem parte do grupo de maior incidência.
Além da idade e da hereditariedade, outros fatores também aumentam o risco da doença.
“Um histórico familiar mais amplo, a obesidade e a exposição a substâncias químicas no ambiente de trabalho são pontos que demandam atenção redobrada”, ressaltou o médico.
A campanha Novembro Azul busca, portanto, não apenas incentivar os exames preventivos, mas também promover uma mudança de comportamento, estimulando os homens a priorizarem a própria saúde e adotarem hábitos de vida mais saudáveis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS terá votação rápida para empréstimo de quase R$ 1 bilhão
Leia Mais
Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo próprio filho em São Paulo
Leia Mais
Pai mata filho de 5 anos para não pagar pensão alimentícia, diz polícia
Leia Mais
Jovens desistem dos estudos e comunidade pede ensino médio na Homex
Municípios