HRMS ENTREGA SETOR RENOVADO
Setor de Nefrologia do HRMS é totalmente reformado após investimento de R$ 2,1 milhões
Unidade ganha mais conforto, segurança e estrutura para pacientes em tratamento renal; cerca de 600 sessões de hemodiálise são realizadas por mês no hospital
04/09/2025
07:45
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Reforma no setor de Nefrologia do HRMS amplia conforto e humanização no atendimento a pacientes renais
O setor de Nefrologia do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) passou por uma ampla reforma e agora oferece mais estrutura, conforto e segurança aos pacientes que dependem de tratamento renal. A revitalização, que representa um avanço na qualidade do atendimento público de saúde, contou com investimento de R$ 2,1 milhões, provenientes de emenda parlamentar federal e contrapartida do Governo do Estado. A obra foi executada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).
Com a modernização, o setor passou a contar com consultórios médicos renovados, uma nova área para atendimentos de emergência, espaço exclusivo para o treinamento de pacientes em início de hemodiálise peritoneal, além do salão principal onde são realizadas as sessões de hemodiálise.
Débora Regina Batista, de 41 anos, é uma das pacientes atendidas na unidade. Moradora de Portugal, ela precisou iniciar o tratamento de hemodiálise durante uma visita ao Brasil. “Caiu meu chão quando a médica disse que precisaria fazer hemodiálise, mas estamos aqui. Agora, em um ambiente muito mais agradável e aconchegante, para nós que ficamos quatro horas por dia aqui. O atendimento é muito bom, a equipe é atenciosa e eficaz”, relatou.
Já o aposentado Basílio Gomes, de 78 anos, que passou 40 dias internado no HRMS e agora faz diálise peritoneal, aprovou a mudança. “Melhorou muito o local. Tem mais espaço e as pessoas estão mais felizes”, afirmou.

Hoje, o setor realiza cerca de 600 sessões de hemodiálise por mês e atende 10 pacientes em diálise peritoneal. Todos os atendimentos são feitos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade conta com 12 pontos de hemodiálise e uma equipe composta por 34 profissionais, entre médicos, enfermeiros e residentes.
Para a médica nefrologista Ana Carolina Yonamine Rodrigues Dias, gerente do serviço de Nefrologia do HRMS, a reforma representa mais que uma melhoria física. “O setor nasceu para cuidar da vida com dedicação, esperança e amor e, agora renovado, representa também avanço em um serviço público de qualidade. Não é apenas feito de paredes e equipamentos. Ele é feito de histórias, de vidas que cuidamos todos os dias.”

A chefe de enfermagem da linha nefro urológica, Andyara Thalissa Forin Paes, destacou o envolvimento da equipe durante a reforma. “Todos se empenharam com amor para que ficasse bonito, confortável e aconchegante para os pacientes.”
A diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de MS), Marielle Alves Corrêa Esgalha, ressaltou o compromisso do Estado com a humanização no atendimento. “Essa entrega representa a preocupação do Estado em assegurar condições dignas para pacientes e profissionais, criando um ambiente mais adequado e acolhedor para todos”, afirmou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Famílias atípicas questionam decreto de inclusão e recebem apoio de Lia Nogueira
Leia Mais
BR-163/MS recebe obras de ampliação e conservação; confira pontos com pare-e-siga
Leia Mais
Luana, 32 anos, é assassinada a facadas em Campo Grande; autor já tinha histórico de feminicídio
Leia Mais
Alems realiza sessão solene de Títulos e Comendas
Municípios