Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Novembro de 2024

Corumbá sedia treinamento regional do CAR nesta quinta-feira

27/01/2016

15:50

JE

Na última terça-feira (26), o evento aconteceu no município de São Gabriel do Oeste.

Os produtores rurais da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul poderão tirar as suas dúvidas em relação ao preenchimento do CAR - Cadastro Ambiental Rural durante o treinamento regional sobre o tema, que acontecerá nesta quinta-feira (28), na sede do Sindicato Rural de Corumbá. O prazo final para a realização do CAR é 05 de maio de 2016.

Para o presidente do sindicato rural do município, Luciano Aguiar Rodrigues Leite, o evento será de grande relevância considerando que ainda existem muitas dúvidas sobre a legislação. "A normativa específica para os produtores pantaneiros só saiu em outubro do ano passado. Ficamos esperando o que ia acontecer até aquele período. Portanto, o treinamento é aguardado com muita ansiedade, porque será o momento de tirar todas as dúvidas".

O decreto que dispõe sobre a área de uso restrito da planície inundável do Pantanal Sul-mato-grossense, oficializado como 'CAR Pantanal', foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 09 de outubro de 2015. Em Corumbá, segundo as informações do sindicato rural, existem duas mil propriedades rurais.

O 1º Treinamento Regional do CAR é realizado pelo Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural, uma das instituições que compõe o Sistema Famasul, e pelo Imasul - Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Na programação consta a palestra do instrutor da instituição, Daniel Ingold, e do gerente de recursos florestais do Imasul, Osvaldo dos Santos. "A nossa meta é percorrer todo o Estado até o final de fevereiro", salienta a consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho.

Na última terça-feira (26), o evento aconteceu no município de São Gabriel do Oeste. Para o presidente do Sindicato Rural do município, Júlio Bortolini, a palestra foi direcionada aos produtores da região Norte e traçou o melhor caminho para o preenchimento do CAR. "Agora as informações estão claras. A preocupação maior é com os produtores familiares, estamos constituindo, aqui no sindicato, um grupo de trabalho para ver o melhor jeito de solucionar o problema".

Para o presidente do Sindicato Rural de Pedro Gomes, José Roberto Scalabrini, que participou do encontro de ontem, o produtor precisa ficar atento porque o prazo se encerra em 98 dias. "Eu achei muito importante a presença das duas instituições, Senar/MS e Imasul, para esclarecer o produtor que tem muita dúvida para esclarecer nesse curto espaço de tempo".

Segundo o instrutor do Senar/MS, Daniel Ingold, o evento foi produtivo devido ao nível dos participantes. "A participação foi excelente. O treinamento foi produtivo e interativo, com muitas perguntas pertinentes sobre o tema".

Sobre o CAR - Para cadastrar suas informações, o produtor rural de Mato Grosso do Sul deve utilizar o CAR-MS, que é integrado ao SICAR, no qual deverá apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no Estado. O sistema já está disponível para inscrições no site do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS (IMASUL). O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental, financiamentos e até mesmo restrições na comercialização.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.




Fonte: ASSECOM


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: