Campo Grande (MS), Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2025

Império do Lego é a grande campeã do Interclasse de Robótica da Escola do Sesi de Corumbá

25/09/2017

10:10

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� Divulga��o
A equipe Imp�rio do Lego, formada por alunos da 2� s�rie do Ensino M�dio, foi a grande campe� da 4� edi��o do Torneio Interclasse de Rob�tica da Escola do Sesi de Corumb�, realizado na sexta-feira (22/09) e no s�bado (23/09). A competi��o reuniu oito times formados por alunos do 6� ano do Ensino Fundamental a 2� s�rie do Ensino M�dio e faz parte do torneio promovido anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul, que come�ou no dia 12 de agosto pela Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e termina no pr�ximo dia 30 de setembro na Escola do Sesi de Maracaju, sendo um aquecimento para que os alunos possam se preparar para competi��es nacionais e internacionais de rob�tica da FLL (First Lego League).

Segundo a diretora da Escola do Sesi de Corumb�, Mirian Correa da Silva de Jesus, o tema proposto pela FLL este ano � �Hydro Dinamics: O que poderia se tornar poss�vel quando compreendemos o que acontece com a nossa �gua?�. �O torneio de rob�tica � um momento pelo qual os alunos aguardam ansiosamente. � sempre um momento de muita alegria e divers�o. Os alunos trabalham as pesquisas e os projetos dos rob�s para esse torneio e ficam muito ansiosos. � muito gratificante para n�s vermos todo o desenvolvimento dos projetos, os trabalhos em equipe, o desenvolvimento das habilidades�, afirmou.
� Divulga��o
A equipe vencedora do 4� Torneio Interclasse de Rob�tica, Imp�rio do Lego, ainda prestou uma homenagem � Dona Darci, ex-funcion�ria do Sesi que trabalhou por 40 anos na institui��o e morreu no ano passado. Ela tamb�m ajudou a fundar a Escola de Samba Flor de Abacate, de Corumb�.

Para a homenagem, os alunos realizaram uma pesquisa biogr�fica sobre Dona Darci e utilizaram a vida dela como tema da equipe.

A competi��o

A competi��o tem quatro etapas e os alunos s�o avaliados nas categorias: Projeto de Pesquisa, Core Values, Design do Rob� e Desafio do Rob� realizados no tapete oficial do torneio. No Projeto de Pesquisa, os alunos devem apresentar uma solu��o inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio, enquanto no Core Values eles s�o submetidos a uma atividade em grupo para que os ju�zes analisem se os valores do torneio foram contemplados - trabalho em equipe, competi��o amig�vel e aprender divertindo-se.

J� no Design do Rob� a m�quina criada pelos alunos para realizar as miss�es do tapete do torneio � avaliado nos seguintes quesitos: desenho mec�nico, estrat�gia e inova��o na programa��o. No Desafio do Rob�, as m�quinas s�o projetados e programados pelos membros da equipe para executar uma s�rie de tarefas, ou miss�es, durante partidas de 2 � minutos em uma mesa de competi��o que reflete o tema do mundo real para aquela temporada.

A equipe Imp�rio do Lego, formada por alunos da 2� s�rie do Ensino M�dio, foi a grande vencedora da competi��o ao faturar as categorias Design de Rob� e Desafio de Rob�. J� a equipe Aquarius venceu a categoria Projeto de Pesquisa, enquanto o Robot Circus ganhou na categoria Core Values.

Repercuss�o

De acordo com o aluno Adilson Correa da Silva, mentor da equipe Imp�rio do Lego, o time apresentou o uso da folha de Sete Copas para melhorar o PH da �gua. �� um projeto que pode ser utilizado piscicultores, que podem substituir motores caros, que s�o utilizados para oxigena��o da �gua, por folha de Sete Copas, que t�m potencial hidrogeni�nico, ou seja, que aumenta o hidrog�nio da �gua. Para essa apresenta��o, os alunos precisaram se dedicar intensamente � pesquisa e foi muito enriquecedor participar disso�, afirmou o estudante.

Na avalia��o da aluna da 1� s�rie do Ensino M�dio, Juliana da Silva Martins, o torneio foi muito interessante e criativo. �O evento foi muito animado e organizado. Espero que tenhamos mais momentos como esse�, disse. J� o analista t�cnico Murilo Augusto de Oliveira Junior, que foi juiz da competi��o, destacou a coopera��o e o clima de amizade entre as equipes.

�Estou impressionado com a maneira que os alunos interagem. Os projetos t�m proposta de interven��o e melhorias para a comunidade e os=s alunos conseguiram desenvolver atitudes saud�veis e valores imprescind�veis para o conv�vio em sociedade. A energia � contagiante! Por diversas vezes ouvi de colegas que os mesmos estavam arrepiados de tanta emo��o�, afirmou Murilo.

Tamb�m ju�za do torneio, a analista t�cnica Juliana de Alencar Nicolau comentou sobre o progresso dos alunos. �A rob�tica, tecnologia e empreendedorismo, presentes na proposta educacional do Sesi contribuem significativamente para o despertar de jovens atuantes na sociedade�, completou.

Fonte: ASSECOM

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