Campo Grande (MS), Domingo, 20 de Abril de 2025

Professoras de Corumbá (MS) são homenageadas por projeto que alia teoria à prática

14/12/2018

08:53

JE

�DIVULGA��O
Em 2018, as aulas de f�sica do SESI de Corumb� foram bem diferentes. Os alunos do primeiro ano do Ensino M�dio, que t�m entre 15 e 16 anos, aprenderam os conte�dos da disciplina construindo um carrinho de rolim� totalmente sustent�vel. Com uma estrutura de madeira, o carrinho de um metro e meio � movido a energia solar. 

�Como o objeto de estudo era f�sica e eles come�aram com a disciplina no primeiro ano, eu tive que fazer com que eles se encantassem com a disciplina, ent�o por que n�o fazer algo pr�tico, fazer com que eles colocassem a m�o na massa e conseguissem descobrir onde se encontrava o conte�do?�, explica a professora de f�sica e matem�tica, Ellen Conrado, uma das idealizadoras do projeto. 

A professora conta que, durante o desenvolvimento do carrinho, foi poss�vel trabalhar diversos conte�dos de f�sica. Os alunos juntavam as informa��es vistas em sala de aula com pesquisas realizadas por eles mesmos, o que trazia o dom�nio das informa��es para que pudessem colocar em pr�tica. 

Tamb�m respons�vel pela iniciativa, a professora de l�ngua portuguesa, Yolanda Fernandes Rolim, destaca que o projeto � interdisciplinar e consegue aliar teoria � pr�tica. �Embora tenha sido s� para f�sica no in�cio, eu consigo trabalhar l�ngua portuguesa, t�cnicas de reda��o, geografia, matem�tica, a pr�pria mec�nica, que � um conte�do que eles viram no SENAI, tornearia, soldagem�, afirma. 

Yolanda tamb�m ressalta que o projeto desenvolveu o trabalho em equipe, a inova��o e despertou os estudantes pra o mundo dos neg�cios. �A partir desse projeto, tudo o que eles v�o olhando eles perguntam: mas como aquilo foi criado? Mas e se eu pegar isso aqui e melhorar, o que eu posso fazer? E para a sociedade, para que pode ser ben�fico, isso? Cabe investimento? Quem vai ter interesse nesse investimento? Ent�o eles j� t�m esse outro olhar mesmo, em rela��o ao empreendedorismo, que � uma das disciplinas vistas tamb�m no SESI�, reitera. 

Hoje o carrinho de rolim� faz parte da recrea��o da escola, mas continua sendo objeto de estudo dos alunos, que pretendem fazer mudan�as para melhorar o projeto. 

Melhores pr�ticas pedag�gicas 2018

O projeto foi destaque no 3� Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino da Rede SESI, realizado no fim de novembro, em Bras�lia. No total, 20 projetos foram homenageados por terem gerado impactos positivos no aprendizado dos alunos e, por isso, foram consideradas as melhores pr�ticas pedag�gicas de 2018 da rede SESI

Segundo o gerente executivo do Servi�o Social da Ind�stria, S�rgio Gotti, a escola precisa mudar a maneira de ensinar e se tornar mais atrativa para os estudantes. Esse conceito foi base para todos os projetos homenageados, que partiram do STEAM, uma metodologia que trabalha de forma integrada as �reas de Ci�ncias, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matem�tica e � baseada na aprendizagem por projetos. 

�Quando n�s pensamos, por exemplo, na nossa ind�stria, quando n�s pensamos no com�rcio, nos servi�os, o que a gente observa � que as profiss�es que v�o vir s�o absolutamente diferentes do que est� acontecendo hoje em dia. E se a escola n�o se preparar para isso e, principalmente, n�o preparar o aluno para esse futuro, ela vai se distanciar cada vez mais do aluno, da realidade�, explica.

Fonte: Ag�ncia do R�dio Mais
Por: Aline Dias 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: