Campo Grande (MS), Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

PLANEJAMENTO PARA O FUTURO

Água Clara lança Plano de Desenvolvimento Municipal e projeta novo ciclo de crescimento

Iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora e reúne poder público, Sebrae/MS e Governo do Estado para fortalecer a economia local e a gestão pública

23/01/2026

09:00

REDAÇÃO

Prefeita Gerolina Alves da Silva durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento Municipal de Água Clara, que integra o programa Cidade Empreendedora.

Água Clara deu um passo estratégico rumo a um novo ciclo de desenvolvimento ao lançar oficialmente o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), nessa quarta-feira (21). O evento marcou uma das entregas previstas no programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e com a administração municipal.

A proposta do PDM é fortalecer a gestão pública, impulsionar o empreendedorismo, gerar renda e promover mais qualidade de vida à população, a partir de um planejamento estruturado e alinhado às vocações econômicas do município.

A prefeita de Água Clara, Gerolina Alves da Silva, destacou que o plano chega em um momento de expansão econômica e será fundamental para organizar prioridades e sustentar o crescimento. “O PDM mostra um futuro com perspectivas muito boas. Nós temos obras estruturantes como o novo hospital e o aeródromo, que darão mais conforto e segurança à população para prosperar e ser feliz. Queremos mostrar a viabilidade de se investir em Água Clara, pois temos parceria com o Sebrae, com o governo e com grandes empresas. Somos o eixo do desenvolvimento e estamos prontos para o futuro”, afirmou.

Representando a Semadesc, o analista Vagner Alexandre Teixeira ressaltou que o plano amplia a capacidade do município de planejar, executar e monitorar ações de desenvolvimento. “A visão principal deste programa é deixar um legado aos municípios participantes de forma integrada, entregando à população resultados factíveis e, principalmente, desenvolvimento econômico”, explicou.

A diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, enfatizou que o programa Cidade Empreendedora tem como foco o protagonismo dos pequenos negócios no desenvolvimento dos territórios. “O programa ocorre por meio da união entre governo do Estado, prefeituras e Sebrae, com iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. Em Água Clara, o plano foi construído com pilares importantes, como o Turismo, que gera emprego, renda e novas perspectivas. É um esforço conjunto, que depende da união de todos”, destacou.

Diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha

O lançamento do PDM também contou com palestra do mentor de prefeitos Chico Brasileiro, que reforçou a importância da definição de metas e da organização das prioridades em cada eixo do plano. Ele ressaltou ainda o papel dos pequenos negócios no fortalecimento da economia local. “Estimular as compras no comércio do bairro gera empregos e os impostos enriquecem a própria cidade”, resumiu.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Lucas Antônio Bim, destacou que o plano oferece base técnica para decisões mais eficientes. “O PDM nos dá um retrato do município e um mapa do que precisa ser feito. A partir dele, conseguimos priorizar projetos, acompanhar indicadores e construir um ambiente de negócios mais forte, valorizando as vocações econômicas de Água Clara. Nossa expectativa é abraçar cada projeto e desenvolver tudo nos próximos três anos”, afirmou.

O Plano de Desenvolvimento Municipal de Água Clara parte de uma leitura de um território em expansão, com raízes históricas ligadas à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e papel estratégico como eixo econômico da região Leste do Estado. A economia local é fortemente ligada ao agronegócio e à indústria, com presença de grandes empresas e influência das operações do setor de celulose.

Entre as estratégias apontadas estão o fortalecimento do comércio local, a construção de uma identidade e marca territorial e a valorização de cadeias produtivas como celulose, turismo, citricultura e avicultura. O plano também reconhece ativos naturais, como o Rio Verde e as águas termais, considerados diferenciais para ampliar o turismo de negócios, pesca, lazer e bem-estar, com foco em desenvolvimento sustentável de longo prazo.

O evento reuniu ainda vereadores, servidores públicos, empresários, representantes de instituições bancárias e equipes técnicas do Sebrae/MS.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: