ENSINO SUPERIOR
Inscrições do Prouni 2026 para o primeiro semestre começam nesta segunda
Processo seletivo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet até quinta-feira
26/01/2026
09:05
REDAÇÃO
Programa Universidade para Todos oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29).
Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino médio, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e ou 2025, alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. Para fins de classificação, será considerada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
O edital do programa não permite a inscrição de candidatos que tenham participado do Enem na condição de treineiro ou para autoavaliação antes da conclusão do ensino médio.
Segundo o Ministério da Educação, o estudante precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública; em instituição privada como bolsista integral; ou de forma mista entre escola pública e privada, desde que como bolsista integral ou parcial. Também podem concorrer pessoas com deficiência, conforme a legislação, e professores da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não se aplica o limite de renda exigido aos demais candidatos.
No momento da inscrição, o candidato deve escolher se concorrerá às bolsas de ampla concorrência ou às destinadas às políticas afirmativas para pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, o limite de renda familiar bruta mensal por pessoa é de até três salários mínimos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Altas temperaturas no verão aumentam o risco de infecções oculares
Leia Mais
Hospital Regional de MS recebe tomógrafo de última geração e reforça parque tecnológico
Leia Mais
Mato Grosso do Sul encerra 2025 com aumento no número de transplantes realizados pelo SUS
Leia Mais
Ciclo do Conhecimento fortalece instituições sociais de Inocência
Municípios