SAÚDE EM AÇÃO
Governo do Brasil realiza maior mutirão da história do SUS neste fim de semana
Ação mobiliza quase 200 hospitais e prevê mais de 61,6 mil cirurgias, exames e consultas em todos os estados e no Distrito Federal
14/12/2025
08:25
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Mutirão do programa Agora Tem Especialistas mobiliza quase 200 hospitais e realiza milhares de cirurgias e exames em todo o país neste fim de semana. Foto Rafael Nascimento MS
O Governo do Brasil promove, neste sábado (13) e domingo (14), o maior mutirão de cirurgias e atendimentos já realizado na história do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e envolve 188 hospitais em todo o país, com a oferta de mais de 61,6 mil procedimentos para pacientes previamente agendados da rede pública.
Ao todo, estão previstas 11,5 mil cirurgias, além de milhares de consultas especializadas e exames. Participam da ação Santas Casas, hospitais filantrópicos, hospitais universitários da Rede Ebserh e unidades federais vinculadas ao Ministério da Saúde. A mobilização ocorre simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal.
O objetivo principal do mutirão é reduzir a demanda reprimida e diminuir o tempo de espera por atendimento especializado, especialmente em áreas como gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e cirurgias plásticas reparadoras. Também serão realizados exames como ultrassonografias, tomografias, endoscopias, ressonâncias magnéticas e atendimentos ambulatoriais especializados.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, este mutirão é pelo menos 30% maior que todas as ações semelhantes realizadas ao longo de 2025. Ele destacou que, pela primeira vez, hospitais universitários, Santas Casas, instituições filantrópicas e unidades privadas credenciadas atuam de forma integrada em um esforço nacional. Para o ministro, a iniciativa demonstra a capacidade de mobilização e a força do SUS em todo o território brasileiro.
Somente as 134 Santas Casas e hospitais filantrópicos envolvidos devem realizar mais de 9 mil cirurgias, incluindo procedimentos como bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia. As unidades participantes estão distribuídas em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, entre outros.
Também integram o mutirão importantes unidades federais, como o Instituto Nacional do Câncer, o Instituto Nacional de Cardiologia, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e hospitais federais localizados no Rio de Janeiro.
Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares realizam neste sábado a terceira edição do Mutirão Dia E – Ebserh em Ação. Somados aos institutos e hospitais federais, esses estabelecimentos ofertam 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames. As duas edições anteriores do Dia E já haviam executado mais de 46,7 mil procedimentos em 2025.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a ação contribui não apenas para ampliar o acesso à atenção especializada, mas também para a formação de estudantes e residentes da área da saúde, fortalecendo o papel das universidades no atendimento à população.
Consolidado ao longo de 2025, o programa Agora Tem Especialistas busca ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada no SUS. Além dos mutirões, a iniciativa inclui carretas de atendimento à saúde da mulher, oftalmologia e exames de imagem, ampliação de horários de funcionamento das unidades, formação de novos especialistas e parcerias com hospitais privados para atendimento complementar gratuito ao SUS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sífilis segue em crescimento acelerado no Brasil e preocupa autoridades
Leia Mais
MARA CASEIRO DESTACA PRESENÇA CONSTANTE E RESULTADOS EM TODO MATO GROSSO DO SUL EM 2025
Leia Mais
Mulher é morta pelo marido em Ribas do Rio Pardo e MS chega ao 39º feminicídio de 2025
Leia Mais
Eldorado Brasil inicia operação de planta de secagem de lodo biológico em Três Lagoas
Municípios