SAÚDE / FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA
Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos irregulares
Agência proíbe ainda 30 medicamentos, incluindo anabolizantes sem registro
09/12/2025
07:00
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Fachada da Anvisa, em Brasília, onde foram definidas as medidas de suspensão e apreensão de cosméticos e medicamentos irregulares. @DIVULGAÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (8) a suspensão imediata do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, fabricado pela empresa Gammour Professional Ltda-Me., com recolhimento obrigatório de todas as unidades do mercado. A decisão também veta a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e o uso do produto.
Segundo a agência, o tônico era registrado como cosmético, mas fazia alegações idênticas às do medicamento minoxidil, indicando estímulo ao crescimento de barba, cabelo e bigode, o que não é permitido.
Outro produto suspenso é o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, de Douglas Rafael Oliveira da Silva, que não possui registro na Anvisa. Ele também está proibido de ser comercializado ou utilizado.
A agência destacou que o minoxidil é um princípio ativo de uso exclusivamente médico e proibido em cosméticos pela RDC 529/2021.
A Anvisa determinou ainda a apreensão de todos os cosméticos da marca Sabô Ageless e da maquiagem capilar da marca Bangna, fabricados por empresas desconhecidas e sem registro sanitário.
Saneantes irregulares
Também foram proibidos o larvicida Acta BTI, de origem desconhecida, e todos os produtos da empresa Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda, que eram comercializados como saneantes sem registro.
A fabricação, venda, distribuição, divulgação e uso desses itens ficam terminantemente proibidos.
Anabolizantes e medicamentos
Na sexta-feira (5), a Anvisa ampliou as medidas de fiscalização e proibiu 30 medicamentos, a maioria anabolizantes sem registro, notificação ou cadastro. Com isso, todos os lotes deixam de ter comercialização e uso permitidos no país.
Entre os itens vetados estão:
Decaland Depot, Testoland Depot, Clembuterol, HCG Landerlan Gold, Tritrembo Gold, Masteron, Trembolona em diferentes formulações, Durateston, Boldenona, Oxandroland, Landertropin GH, Stanozoland, entre outros.
A Anvisa reforça que medicamentos sem registro podem oferecer riscos graves à saúde devido à ausência de controle sobre composição, procedência e segurança.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Quase 50% das mulheres brasileiras denunciam desrespeito
Leia Mais
Assembleia Legislativa realiza solenidade alusiva ao Dia do Farmacêutico
Leia Mais
Fecomércio MS orienta horários de funcionamento do comércio para o período festivo
Leia Mais
Arraiá do Imaculado Coração de Maria é incluído no Calendário Oficial de Eventos de MS
Municípios