Campo Grande (MS), Terça-feira, 18 de Novembro de 2025

ALMS / LEI CRIA DIA ESTADUAL DE REFLEXÃO PELO FEMINICÍDIO

Nova lei em MS marca 16 de fevereiro como data de memória e conscientização

Mato Grosso do Sul passa a lembrar anualmente vítimas de violência de gênero em 16 de fevereiro

18/11/2025

08:30

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Deputada Mara Caseiro é autora da lei que cria o Dia Estadual @DIVULGAÇÃO

A partir desta terça-feira (18), Mato Grosso do Sul institui o Dia Estadual de Reflexão e Memória pelas Vítimas de Feminicídio, celebrado anualmente em 16 de fevereiro, conforme estabelece a Lei Estadual 6.505 de 2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB).

A data foi escolhida em homenagem a Vanessa Ricarte, jovem sul-mato-grossense vítima de feminicídio, simbolizando todas as mulheres que perderam suas vidas em decorrência da violência de gênero no Estado. O caso de Vanessa, morta em 2025 pelo ex-namorado, contribuiu para o aprimoramento de protocolos da Segurança Pública Estadual.

Segundo a lei, o objetivo da iniciativa é: manter viva a memória das vítimas de feminicídio, promover a conscientização sobre a violência de gênero, fomentar políticas públicas de proteção à mulher e incentivar o debate em escolas, instituições, movimentos sociais e meios de comunicação.

As atividades alusivas à data poderão ser promovidas por órgãos públicos, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e demais entidades engajadas na defesa dos direitos das mulheres. O dia também passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei nº 3.945 de 2010.

A deputada Mara Caseiro destacou que a lei “representa o grito de milhares de mulheres silenciadas pela violência de gênero”. Só em 2025, até o fechamento desta matéria, 35 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado, dados que podem ser acompanhados em tempo real no Monitor da Violência.

Denuncie a violência

  • Polícia Militar: 190

  • Delegacias da Mulher (endereços e telefones disponíveis em site oficial)

  • Casa da Mulher Brasileira (Campo Grande): Rua Brasília, Lote A, Quadra 2 s/n – Jardim Ima – aberta 24h – (67) 2020-1300

  • Denúncia anônima: 180, www.naosecale.ms.gov.br e pc.ms.gov.br

  • Campanha “Não é Não”: coloque um X vermelho na palma da mão e mostre em farmácias ou restaurantes para pedir socorro.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: