Campo Grande (MS), Domingo, 16 de Novembro de 2025

HOSPITAL INTELIGENTE DO SUS

MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS

Unidade será implantada no Hospital das Clínicas da USP com investimento internacional

16/11/2025

08:35

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Ministério da Saúde e USP firmam parceria para criar rede de serviços de saúde de alta precisão @Fernando Frazão/Agência Brasil

O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC USP) será a primeira unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) a receber o modelo de hospital inteligente, fruto de um acordo firmado entre o Ministério da Saúde, o governo de São Paulo e a própria USP. O projeto prevê ainda a implementação de uma rede nacional de serviços de saúde de alta precisão, incluindo 14 UTIs distribuídas pelas cinco regiões do país e modernização de unidades de excelência no Rio de Janeiro e Distrito Federal.

O acordo de cooperação, assinado nesta sexta-feira, dia 14, oficializa a parceria que cede o terreno pelo estado de São Paulo, enquanto o Ministério da Saúde conclui o pedido de investimento junto ao Banco do BRICS, estimado em R$ 1,7 bilhão.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa é um marco para a inovação tecnológica no SUS e para o papel do Brasil na saúde global. “Esse projeto é um marco para o SUS, para a inovação tecnológica e para o papel do país no cenário internacional”, afirmou.

A professora Ludhmila Hajjar, idealizadora do projeto do Hospital Inteligente de Urgência e Emergência, destacou os benefícios para pacientes graves, que terão acesso a terapias personalizadas e atendimento de alta complexidade com mais rapidez e segurança. “Esse hospital dá um salto para a medicina de precisão, centrada no paciente. É um SUS que vai cuidar de maneira eficiente e segura do paciente de alta complexidade”, explicou.

O projeto integra o Programa “Agora Tem Especialistas”, voltado à expansão da atenção especializada no SUS. A cooperação internacional inclui acordos com instituições chinesas e o apoio financeiro do Banco do BRICS, consolidando uma rede de tecnologia e inteligência artificial que promete modernizar a forma de atendimento no sistema público.

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica pelo Ministério da Saúde, governo paulista, Faculdade de Medicina da USP e Hospital das Clínicas marca a etapa final antes da avaliação e início da construção do Instituto do HC-USP.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: