HOSPITAL INTELIGENTE DO SUS
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Unidade será implantada no Hospital das Clínicas da USP com investimento internacional
16/11/2025
08:35
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Ministério da Saúde e USP firmam parceria para criar rede de serviços de saúde de alta precisão @Fernando Frazão/Agência Brasil
O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC USP) será a primeira unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) a receber o modelo de hospital inteligente, fruto de um acordo firmado entre o Ministério da Saúde, o governo de São Paulo e a própria USP. O projeto prevê ainda a implementação de uma rede nacional de serviços de saúde de alta precisão, incluindo 14 UTIs distribuídas pelas cinco regiões do país e modernização de unidades de excelência no Rio de Janeiro e Distrito Federal.
O acordo de cooperação, assinado nesta sexta-feira, dia 14, oficializa a parceria que cede o terreno pelo estado de São Paulo, enquanto o Ministério da Saúde conclui o pedido de investimento junto ao Banco do BRICS, estimado em R$ 1,7 bilhão.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa é um marco para a inovação tecnológica no SUS e para o papel do Brasil na saúde global. “Esse projeto é um marco para o SUS, para a inovação tecnológica e para o papel do país no cenário internacional”, afirmou.
A professora Ludhmila Hajjar, idealizadora do projeto do Hospital Inteligente de Urgência e Emergência, destacou os benefícios para pacientes graves, que terão acesso a terapias personalizadas e atendimento de alta complexidade com mais rapidez e segurança. “Esse hospital dá um salto para a medicina de precisão, centrada no paciente. É um SUS que vai cuidar de maneira eficiente e segura do paciente de alta complexidade”, explicou.
O projeto integra o Programa “Agora Tem Especialistas”, voltado à expansão da atenção especializada no SUS. A cooperação internacional inclui acordos com instituições chinesas e o apoio financeiro do Banco do BRICS, consolidando uma rede de tecnologia e inteligência artificial que promete modernizar a forma de atendimento no sistema público.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica pelo Ministério da Saúde, governo paulista, Faculdade de Medicina da USP e Hospital das Clínicas marca a etapa final antes da avaliação e início da construção do Instituto do HC-USP.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Leia Mais
Ação integrada reúne instituições para lembrar vítimas de sinistros em Campo Grande
Municípios