Campo Grande (MS), Domingo, 16 de Novembro de 2025

EXPANSÃO DA REDE DE PROTEÇÃO

Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS

Nova unidade integra política estadual de acolhimento humanizado e amplia para 54 o número de salas em funcionamento

16/11/2025

07:20

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Espaço especializado garante atendimento seguro, privativo e humanizado para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência @Bruno Rezende / Secom (arquivo)

Para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira, dia 14, a 54ª Sala Lilás, no município de Pedro Gomes. A iniciativa amplia o atendimento especializado e integra o Estado e os municípios na construção de políticas públicas de proteção e dignidade às vítimas.

Além de Pedro Gomes, novas Salas Lilás serão entregues em Bela Vista e Antônio João no dia 19, e em Nioaque no dia 11 de dezembro, totalizando 57 unidades até o fim de 2025. A delegada Christiane Grossi, responsável pelo projeto, destaca que o objetivo vai além de oferecer uma sala com estrutura acolhedora, enfatizando a importância de um atendimento sensível e humanizado às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.

As Salas Lilás são espaços exclusivos dentro das delegacias da Polícia Civil, criados para assegurar privacidade e acolhimento no registro de ocorrências, solicitação de medidas protetivas e realização de exames periciais. O atendimento é realizado por equipes capacitadas, com escuta qualificada e apoio psicológico, reduzindo o risco de revitimização e oferecendo suporte integral às vítimas.

Esses ambientes também são preparados para permitir o depoimento especial de crianças e adolescentes, evitando que tenham de repetir inúmeras vezes os relatos do que sofreram. Para mulheres acompanhadas de filhos pequenos, há um espaço seguro que permite que as crianças permaneçam próximas durante o atendimento.

Implantada pela primeira vez em 2019, a Sala Lilás se consolidou como política de Estado, atuando de maneira integrada com os serviços municipais de assistência social, que acompanham as vítimas durante todo o processo dentro da delegacia e nos encaminhamentos posteriores.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 54 Salas Lilás e 12 Delegacias de Atendimento à Mulher espalhadas pelo interior, além da DEAM de Campo Grande, localizada na Casa da Mulher Brasileira.

 Sala Lilás de Pedro Gomes inaugurada hoje (14) e Aparecida do Taboado, inaugurada em setembro. (Fotos: PCMS)

Além das delegacias, o atendimento especializado também é oferecido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente em Situação de Violência, o CEAMCA. Vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania, o centro oferece acolhimento psicológico e social, orientação, encaminhamentos à rede de proteção e suporte para autonomia das mulheres, incluindo auxílio para inserção no mercado de trabalho. Nos casos mais graves, quando há risco iminente à vida, o CEAMCA faz o encaminhamento para a Casa Abrigo.

O centro também desenvolve ações de prevenção, organiza dados para políticas públicas e atende mulheres mesmo sem registro de boletim de ocorrência, garantindo acesso seguro ao atendimento.

Para denúncias de violência doméstica, as vítimas podem ligar para o 190. A DEAM de Campo Grande atende pelos telefones (67) 2020-1300 e 2020-1319. Informações sobre delegacias especializadas podem ser encontradas no portal Não se Cale. O CEAMCA funciona na Rua Piratininga, 559, com atendimentos pelos telefones (67) 3348-6698 e (67) 99653-5913, além da assistente virtual Vitória, disponível pelo número (67) 3348-6657.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: