EXPANSÃO DA REDE DE PROTEÇÃO
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Nova unidade integra política estadual de acolhimento humanizado e amplia para 54 o número de salas em funcionamento
16/11/2025
07:20
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Espaço especializado garante atendimento seguro, privativo e humanizado para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência @Bruno Rezende / Secom (arquivo)
Para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira, dia 14, a 54ª Sala Lilás, no município de Pedro Gomes. A iniciativa amplia o atendimento especializado e integra o Estado e os municípios na construção de políticas públicas de proteção e dignidade às vítimas.
Além de Pedro Gomes, novas Salas Lilás serão entregues em Bela Vista e Antônio João no dia 19, e em Nioaque no dia 11 de dezembro, totalizando 57 unidades até o fim de 2025. A delegada Christiane Grossi, responsável pelo projeto, destaca que o objetivo vai além de oferecer uma sala com estrutura acolhedora, enfatizando a importância de um atendimento sensível e humanizado às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.
As Salas Lilás são espaços exclusivos dentro das delegacias da Polícia Civil, criados para assegurar privacidade e acolhimento no registro de ocorrências, solicitação de medidas protetivas e realização de exames periciais. O atendimento é realizado por equipes capacitadas, com escuta qualificada e apoio psicológico, reduzindo o risco de revitimização e oferecendo suporte integral às vítimas.
Esses ambientes também são preparados para permitir o depoimento especial de crianças e adolescentes, evitando que tenham de repetir inúmeras vezes os relatos do que sofreram. Para mulheres acompanhadas de filhos pequenos, há um espaço seguro que permite que as crianças permaneçam próximas durante o atendimento.
Implantada pela primeira vez em 2019, a Sala Lilás se consolidou como política de Estado, atuando de maneira integrada com os serviços municipais de assistência social, que acompanham as vítimas durante todo o processo dentro da delegacia e nos encaminhamentos posteriores.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 54 Salas Lilás e 12 Delegacias de Atendimento à Mulher espalhadas pelo interior, além da DEAM de Campo Grande, localizada na Casa da Mulher Brasileira.
Sala Lilás de Pedro Gomes inaugurada hoje (14) e Aparecida do Taboado, inaugurada em setembro. (Fotos: PCMS)
Além das delegacias, o atendimento especializado também é oferecido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente em Situação de Violência, o CEAMCA. Vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania, o centro oferece acolhimento psicológico e social, orientação, encaminhamentos à rede de proteção e suporte para autonomia das mulheres, incluindo auxílio para inserção no mercado de trabalho. Nos casos mais graves, quando há risco iminente à vida, o CEAMCA faz o encaminhamento para a Casa Abrigo.
O centro também desenvolve ações de prevenção, organiza dados para políticas públicas e atende mulheres mesmo sem registro de boletim de ocorrência, garantindo acesso seguro ao atendimento.
Para denúncias de violência doméstica, as vítimas podem ligar para o 190. A DEAM de Campo Grande atende pelos telefones (67) 2020-1300 e 2020-1319. Informações sobre delegacias especializadas podem ser encontradas no portal Não se Cale. O CEAMCA funciona na Rua Piratininga, 559, com atendimentos pelos telefones (67) 3348-6698 e (67) 99653-5913, além da assistente virtual Vitória, disponível pelo número (67) 3348-6657.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Ação integrada reúne instituições para lembrar vítimas de sinistros em Campo Grande
Municípios