RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Lula diz esperar solução definitiva entre Brasil e Estados Unidos nos próximos dias
Em tom otimista, presidente afirma que acordo comercial será de alta qualidade e destaca avanços nas negociações bilaterais.
27/10/2025
07:20
REDAÇÃO
Lula fala à imprensa em Kuala Lumpur e afirma acreditar em acordo iminente entre Brasil e Estados Unidos. © Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira (27) estar otimista quanto à suspensão das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Segundo ele, os dois países devem chegar a um entendimento definitivo nos próximos dias.
“Tive ontem na reunião com o presidente Donald Trump uma boa impressão de que logo, logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”, afirmou Lula durante coletiva de imprensa em Kuala Lumpur, na Malásia.
O presidente disse acreditar em uma solução “definitiva” e “de qualidade” para encerrar o impasse comercial. Lula destacou que os Estados Unidos mantêm superávit na balança com o Brasil e, portanto, não há justificativa para as taxações aplicadas.
“Não estou reivindicando nada que não seja justo para o Brasil. Tenho do meu lado a verdade mais verdadeira do mundo: os Estados Unidos não têm déficit com o Brasil”, afirmou.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que as equipes técnicas dos dois países realizarão reuniões nas próximas semanas para elaborar um acordo satisfatório. O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, acrescentou que as discussões estão “avançando espetacularmente bem”.
Durante a coletiva, Lula também afirmou que o Brasil está disposto a colaborar nas negociações envolvendo a Venezuela. “O Brasil não tem interesse que haja guerra na América do Sul. A nossa guerra é contra a pobreza e a fome”, declarou.
O presidente aproveitou o encontro para convidar Trump a participar da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).
Além das negociações com os Estados Unidos, Lula destacou a importância das parcerias com países do Sudeste Asiático, como Indonésia e Malásia, região que classificou como “epicentro do crescimento global”. O presidente também confirmou o apoio brasileiro à candidatura da Malásia como membro pleno do Brics.
Lula completou 80 anos nesta segunda-feira e afirmou estar vivendo “o melhor momento” da vida. “Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver”, disse.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios