NOVO MODELO DE HABILITAÇÃO
Trabalhador rural inicia processo da CNH digital e elogia atendimento do Detran-MS
Bruno, de 29 anos, busca autonomia para a família e já concluiu etapas iniciais pelo aplicativo e na unidade do Shopping Pátio Central
12/12/2025
08:25
REDAÇÃO
Bruno realizou exames e captura de imagem em Campo Grande e agora aguarda liberação do exame teórico.
Bruno Amorim Gonçalo, 29 anos, trabalhador rural em Mato Grosso do Sul, deu início à tão esperada habilitação no novo modelo da CNH do Brasil. Pai de Yasmin Sofia, de 11 anos, e de Maria Alice, de 4, e casado com Mirian, ele sempre soube da importância de dirigir, mas dependia do empregador para deslocamentos até a cidade. Com a filha mais nova começando na escola, a necessidade de autonomia se tornou ainda mais urgente.
Há seis meses Bruno planejava iniciar o processo, mas aguardava as mudanças prometidas para simplificar a habilitação. “Eu tava aguardando, acompanhando as notícias, esperando ver se a lei ia virar realidade”, contou. Com as novas regras oficializadas no dia 9, ele baixou o aplicativo CNH do Brasil e abriu o processo diretamente da fazenda. “Pelo aplicativo foi bem simples. As etapas que dá pra fazer ali são fáceis”, relatou.
Aproveitando uma ida a Campo Grande com a família para compras, Bruno procurou atendimento presencial no Detran-MS do Shopping Pátio Central. Lá, recebeu orientação do gerente Marcos Flávio, pagou a guia, fez a captura de imagem e realizou os exames médico e psicológico. “Fui muito bem atendido. Me ajudaram bastante e me explicaram direitinho o que fazer”, afirmou.
Agora, ele aguarda os ajustes sistêmicos do Detran-MS para realizar o exame teórico e, na sequência, iniciar as aulas e o exame prático. Para Bruno, a CNH representa segurança e independência. “Quero ter um meio de locomoção próprio pra levar minha filha ao ponto de ônibus e conseguir vir à cidade quando necessário”, disse. Comprar um carro é o próximo passo, mas somente após conquistar a habilitação.
O início da jornada de Bruno acontece enquanto o Detran-MS realiza adequações internas para atender às novas regras. A transição exige atualizações em sistemas, fluxos e procedimentos, mas o órgão reforça que está trabalhando para evitar prejuízos ao cidadão e às autoescolas.
Segundo o diretor-presidente Rudel Trindade, a mudança pegou o país de surpresa, mas o Detran-MS atua para garantir transparência, orientação e agilidade. Ele também destacou que o cidadão poderá optar pela CNH digital ou física, sendo que a versão impressa terá taxa de emissão e envio.
Até as 10h30 desta quinta-feira (11), 4.221 candidatos já tinham iniciado a primeira habilitação pelo aplicativo CNH do Brasil.
A combinação entre digitalização, atendimento presencial e reorganização institucional tem permitido ao Detran-MS conduzir a transição com segurança. À medida que as novas funcionalidades forem liberadas, a população será informada pelos canais oficiais do órgão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara vota projeto que prevê R$ 6,97 bilhões para Campo Grande no próximo ano
Leia Mais
Governo reforça estratégia de imunização com dez unidades móveis em MS
Leia Mais
Antes de viajar: confira trechos com obras na BR-163/MS nesta sexta-feira (12/12)
Leia Mais
Com apoio da Arauco, Imasul inaugura Centro de Triagem de Animais Silvestres em Três Lagoas
Municípios