DECISÃO NOS PÊNALTIS
Corinthians e Vasco avançam nos pênaltis e decidem a Copa do Brasil
Hugo Souza e Léo Jardim brilham, defendem duas cobranças cada e garantem vaga na grande final da competição
15/12/2025
07:20
REDAÇÃO
Hugo Souza e Léo Jardim foram decisivos nas cobranças de pênaltis e colocaram Corinthians e Vasco na final da Copa do Brasil 2025. © Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Os finalistas da Copa do Brasil de 2025 estão definidos. Corinthians e Vasco garantiram vaga na decisão após confrontos equilibrados neste domingo (14), ambos decididos nas cobranças de pênaltis, com atuações decisivas dos goleiros Hugo Souza e Léo Jardim. O título da competição, que vale premiação de R$ 77 milhões ao campeão, será disputado em dois jogos, nos dias 17 e 21 de dezembro.
A primeira partida da final acontece na quarta-feira (17), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. O jogo de volta será no domingo (21), às 16h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, encerrando oficialmente a temporada do futebol masculino brasileiro em 2025.
Na Neo Química Arena, o Corinthians foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 1 no tempo normal, resultado que igualou o placar agregado, já que o Timão havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Mineirão. Com isso, a vaga foi definida nos pênaltis. Hugo Souza foi o grande nome da classificação corintiana ao defender duas cobranças, incluindo o chute decisivo de Walace. A vitória por 5 a 4 colocou o clube paulista em sua oitava final de Copa do Brasil, mantendo vivo o sonho de classificação para a Libertadores de 2026.
O Cruzeiro abriu o placar com Keny Arroyo ainda no primeiro tempo e ampliou no início da segunda etapa, novamente com o atacante equatoriano. O Corinthians reagiu rapidamente e diminuiu com Matheus Bidu, após cobrança de falta de Rodrigo Garro. A equipe paulista ainda acertou a trave duas vezes, mas não conseguiu o gol da virada, levando a decisão para as penalidades máximas.
No Maracanã, o Vasco também garantiu sua vaga nos pênaltis ao eliminar o Fluminense. O Tricolor venceu o tempo normal por 1 a 0, com gol contra de Paulo Henrique, resultado que igualou o placar agregado, já que o Cruzmaltino havia vencido a ida por 2 a 1. Na disputa por pênaltis, Léo Jardim foi decisivo ao defender as cobranças de Pablo Vegetti e Agustín Canobbio, assegurando a vitória vascaína por 4 a 3.
Com a classificação, o Vasco chega à sua terceira final de Copa do Brasil e mantém a chance de voltar à Libertadores em 2026. Caso fique com o vice-campeonato, a equipe disputará a Copa Sul-Americana. Já o Fluminense, quinto colocado no Brasileirão, está garantido na fase de grupos da Libertadores do próximo ano.
A grande decisão promete equilíbrio e emoção, reunindo duas torcidas tradicionais e goleiros que já entram para a história da competição como protagonistas da classificação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios