Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025

MS REFERÊNCIA EM SAÚDE

Mato Grosso do Sul lidera o país em testagens e se destaca em vigilância laboratorial e epidemiológica

Mais de 139 mil exames foram realizados em 2025 para diagnóstico de arboviroses como dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro

23/10/2025

07:45

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente por liderar testagens para arboviroses, fortalecendo a vigilância epidemiológica no estado. @ Divulgação Lacen

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional no enfrentamento às arboviroses, liderando o número de exames laboratoriais solicitados em todo o país, segundo dados do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema do Datasus que gerencia exames dos laboratórios públicos. As regionais de saúde de Campo Grande e Dourados estão entre as que mais demandam diagnósticos no Brasil.

O destaque foi apresentado na Reunião Nacional das Arboviroses realizada recentemente em Brasília, refletindo o esforço conjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e das unidades de saúde municipais no envio de amostras para diagnóstico. Neste ano, o Laboratório Central (Lacen) realizou quase 140 mil exames voltados ao diagnóstico de arboviroses.

“A vigilância laboratorial é uma ferramenta essencial para salvar vidas. Investimos em estrutura, capacitação e articulação com os municípios para manter a vigilância ativa, especialmente nos períodos de maior risco”, afirma a secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone.

De acordo com a gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, o posicionamento do estado é fruto do compromisso dos 79 municípios em enviar regularmente amostras ao Lacen, garantindo maior precisão na vigilância epidemiológica.

O diretor do Lacen, Luiz Henrique F. Demarchi, destaca que o laboratório vai além da análise das amostras, atuando na capacitação técnica dos municípios para coleta e envio, fortalecendo a rede de vigilância e assegurando respostas rápidas e oportunas em caso de surto.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: