MS REFERÊNCIA EM SAÚDE
Mato Grosso do Sul lidera o país em testagens e se destaca em vigilância laboratorial e epidemiológica
Mais de 139 mil exames foram realizados em 2025 para diagnóstico de arboviroses como dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro
23/10/2025
07:45
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente por liderar testagens para arboviroses, fortalecendo a vigilância epidemiológica no estado. @ Divulgação Lacen
Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional no enfrentamento às arboviroses, liderando o número de exames laboratoriais solicitados em todo o país, segundo dados do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema do Datasus que gerencia exames dos laboratórios públicos. As regionais de saúde de Campo Grande e Dourados estão entre as que mais demandam diagnósticos no Brasil.
O destaque foi apresentado na Reunião Nacional das Arboviroses realizada recentemente em Brasília, refletindo o esforço conjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e das unidades de saúde municipais no envio de amostras para diagnóstico. Neste ano, o Laboratório Central (Lacen) realizou quase 140 mil exames voltados ao diagnóstico de arboviroses.
“A vigilância laboratorial é uma ferramenta essencial para salvar vidas. Investimos em estrutura, capacitação e articulação com os municípios para manter a vigilância ativa, especialmente nos períodos de maior risco”, afirma a secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone.
De acordo com a gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, o posicionamento do estado é fruto do compromisso dos 79 municípios em enviar regularmente amostras ao Lacen, garantindo maior precisão na vigilância epidemiológica.
O diretor do Lacen, Luiz Henrique F. Demarchi, destaca que o laboratório vai além da análise das amostras, atuando na capacitação técnica dos municípios para coleta e envio, fortalecendo a rede de vigilância e assegurando respostas rápidas e oportunas em caso de surto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios