Campo Grande (MS), Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

POLÍTICA / GOVERNO FEDERAL

Boulos assume ministério e promete levar governo às ruas

Novo titular da Secretaria-Geral quer ampliar diálogo com movimentos sociais e população em todos os estados

21/10/2025

09:00

REDAÇÃO

Guilherme Boulos assume a Secretaria-Geral da Presidência com a missão de aproximar o governo da população e dialogar com movimentos sociais @DIVULGAÇÃO

Guilherme Boulos é o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21), após convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em mensagem nas redes sociais, Boulos afirmou que sua principal missão será "ajudar a colocar o governo na rua", ouvindo as demandas populares e ampliando o contato direto com a sociedade civil.

"Agradeço ao presidente Lula pelo convite para ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil", escreveu o novo ministro.

O deputado federal licenciado pelo PSOL de São Paulo também afirmou que pretende levar para o governo federal a experiência acumulada ao longo de duas décadas no ativismo social. “Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro, e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho”, completou.

Boulos substitui Márcio Macêdo no cargo e terá como uma de suas principais responsabilidades a articulação política do governo com a sociedade civil, especialmente com movimentos sociais, organizações não governamentais, entidades sindicais, juventudes e fóruns populares.

Biografia e trajetória

Aos 43 anos, Guilherme Boulos nasceu em São Paulo e construiu sua trajetória política no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do qual foi uma das principais lideranças nacionais. É filósofo formado pela USP, com especialização em psicologia clínica pela PUC-SP e mestrado em psiquiatria pela USP.

Começou a militância aos 15 anos, no movimento estudantil, e foi professor da rede pública, escritor e palestrante. Entre suas obras estão os livros Por que ocupamos?, De que lado você está? e Sem Medo do Futuro.

Boulos foi candidato à Presidência da República em 2018, disputou a prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, e foi eleito deputado federal em 2022, com mais de 1 milhão de votos a maior votação no estado e a segunda maior do Brasil.

No novo cargo, ele terá o desafio de aproximar o governo das bases sociais, numa tentativa de fortalecer o diálogo com a população e ampliar o alcance das ações do Executivo federal.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: