POLÍTICA / GOVERNO FEDERAL
Boulos assume ministério e promete levar governo às ruas
Novo titular da Secretaria-Geral quer ampliar diálogo com movimentos sociais e população em todos os estados
21/10/2025
09:00
REDAÇÃO
Guilherme Boulos assume a Secretaria-Geral da Presidência com a missão de aproximar o governo da população e dialogar com movimentos sociais @DIVULGAÇÃO
Guilherme Boulos é o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21), após convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em mensagem nas redes sociais, Boulos afirmou que sua principal missão será "ajudar a colocar o governo na rua", ouvindo as demandas populares e ampliando o contato direto com a sociedade civil.
"Agradeço ao presidente Lula pelo convite para ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil", escreveu o novo ministro.
O deputado federal licenciado pelo PSOL de São Paulo também afirmou que pretende levar para o governo federal a experiência acumulada ao longo de duas décadas no ativismo social. “Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro, e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho”, completou.
Boulos substitui Márcio Macêdo no cargo e terá como uma de suas principais responsabilidades a articulação política do governo com a sociedade civil, especialmente com movimentos sociais, organizações não governamentais, entidades sindicais, juventudes e fóruns populares.
Aos 43 anos, Guilherme Boulos nasceu em São Paulo e construiu sua trajetória política no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do qual foi uma das principais lideranças nacionais. É filósofo formado pela USP, com especialização em psicologia clínica pela PUC-SP e mestrado em psiquiatria pela USP.
Começou a militância aos 15 anos, no movimento estudantil, e foi professor da rede pública, escritor e palestrante. Entre suas obras estão os livros Por que ocupamos?, De que lado você está? e Sem Medo do Futuro.
Boulos foi candidato à Presidência da República em 2018, disputou a prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, e foi eleito deputado federal em 2022, com mais de 1 milhão de votos a maior votação no estado e a segunda maior do Brasil.
No novo cargo, ele terá o desafio de aproximar o governo das bases sociais, numa tentativa de fortalecer o diálogo com a população e ampliar o alcance das ações do Executivo federal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
FIEMS destaca papel da indústria no 3º Congresso dos Municípios de MS
Leia Mais
Lia Nogueira pede retomada de obra paralisada há mais de dois anos em Deodápolis
Leia Mais
Câmara CG reforça compromisso com a proteção às mulheres ao aderir ao movimento #TodosPorElas
Leia Mais
Ponta Porã realiza duas sessões ordinárias nesta terça-feira
Municípios