CALOR VOLTA AO MS
Após chuva com raios, calor intenso retorna a Mato Grosso do Sul com previsão de até 41°C
Tempo seco e altas temperaturas exigem cuidados com a saúde e prevenção contra queimadas no fim de semana
03/10/2025
06:30
REDAÇÃO
Chuva com atividade elétrica atinge Campo Grande na noite de quinta-feira, antecedendo o retorno do calor no Estado
Após uma quinta-feira (2) marcada por chuvas isoladas e intensa atividade elétrica em Campo Grande, o tempo em Mato Grosso do Sul começa a mudar nesta sexta-feira (3), com o retorno gradual do calor em todo o território sul-mato-grossense. A previsão para os próximos dias aponta predomínio de sol e calor intenso, com máximas que podem atingir os 41°C no fim de semana.
Em Campo Grande, a sexta começou com céu nublado e a máxima prevista é de 30°C. Na noite anterior, entre 20h30 e 21h30, foram contabilizados 235 raios durante uma rápida pancada de chuva. Os maiores volumes acumulados foram registrados no Carandá Bosque (10,1 mm), Jardim Panamá e Santo Amaro (9,8 mm). A média geral da Capital ficou em 6,6 mm, segundo dados meteorológicos locais.
Sexta-feira de transição
Nesta sexta, a previsão indica variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas a moderadas no sul do Estado, com destaque para a região de Dourados. A aproximação de cavados atmosféricos também pode favorecer o surgimento de tempestades isoladas com raios e ventos fortes, principalmente entre o Cone-Sul e o leste.
As temperaturas mínimas variam de 18°C a 23°C, e as máximas podem chegar a 38°C no Bolsão, norte e leste do Estado. No Pantanal e sudoeste, a máxima prevista é de 34°C. Os ventos predominam do quadrante norte, podendo atingir rajadas superiores a 60 km/h.
Calor e baixa umidade no fim de semana
A partir de sábado (4), um sistema de alta pressão atmosférica se instala sobre o Estado, provocando tempo firme e predomínio de sol em praticamente todas as regiões. A umidade relativa do ar deve despencar para níveis entre 10% e 30%, o que acende o alerta para cuidados com a saúde e prevenção de incêndios florestais.
Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C, com máxima de até 36°C. No interior, cidades do Bolsão e Pantanal podem alcançar os 41°C, especialmente no domingo (5).
Diante do cenário de calor extremo e baixa umidade, autoridades de saúde e meio ambiente orientam:
O tempo seco e as altas temperaturas elevam o risco de queimadas urbanas e florestais, exigindo responsabilidade coletiva e ações de prevenção.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Coletivo de brechós celebra 10 anos com evento festivo em Campo Grande
Leia Mais
Demência por Corpos de Lewy: Entenda doença de Milton Nascimento
Leia Mais
Gerson Claro acompanha visita técnica à ponte da Rota Bioceânica no Paraguai
Leia Mais
Desfile de primavera será atração principal da Semana do Idoso
Municípios