MAIS ACESSO NO SUS
Sociedade de Reumatologia cobra criação de centros de infusão pública
Apenas 11 unidades atendem pelo SUS no país; Ministério da Saúde analisa criação de novos pontos especializados
26/09/2025
09:00
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Pacientes com doenças autoimunes enfrentam dificuldades para aplicar medicamentos de alto custo fornecidos pelo SUS por falta de centros especializados. © Tomaz Silva/Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) defendeu a criação de mais centros de infusão no SUS, para garantir a aplicação segura de medicamentos de alto custo utilizados no tratamento de doenças autoimunes e crônicas, como artrite reumatoide e espondilite anquilosante.
Mesmo com o fornecimento gratuito dos remédios, milhares de pacientes enfrentam obstáculos para realizar a aplicação, que exige infraestrutura adequada, equipe especializada e condições específicas de armazenamento e manipulação.
“Tem pessoas com o remédio na mão e sem onde aplicar. Isso não tem cabimento”, alertou o médico Vander Fernandes, coordenador da Comissão de Centros de Terapia Assistida da SBR, durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia, realizado em Salvador (BA).
Segundo levantamento da entidade, existem apenas 61 centros de terapia assistida no Brasil, sendo a maioria na rede privada e concentrada no Sudeste. Somente 11 têm convênio com o SUS.
O Ministério da Saúde informou que está em fase de estudos técnicos para definir locais onde poderão ser criados novos centros públicos de aplicação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Suzano abre quatro vagas de emprego em diferentes áreas no município
Leia Mais
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 80 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Uso de energia renovável pela indústria brasileira supera 64%
Leia Mais
Obras de esgoto transformam realidade em cinco cidades do sul de Mato Grosso do Sul
Municípios