MS AVANÇA NO SANEAMENTO
Obras de esgoto transformam realidade em cinco cidades do sul de Mato Grosso do Sul
Investimentos garantem mais saúde, valorização urbana e sustentabilidade para cerca de 40 mil moradores
26/09/2025
07:35
REDAÇAO
Obras de esgotamento em cinco cidades do sul de MS vão beneficiar cerca de 40 mil moradores com coleta e tratamento de esgoto @DIVULGAÇÃO
Mais cinco cidades do sul de Mato Grosso do Sul estão sendo transformadas com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário. As obras em andamento em Caarapó, Itaquiraí, Eldorado, Sete Quedas e Naviraí somam 243,3 quilômetros de redes coletoras e 13.247 ligações domiciliares, beneficiando diretamente cerca de 40 mil pessoas.
Os investimentos fazem parte da estratégia do Governo do Estado para antecipar as metas do Marco Legal do Saneamento, que estabelece até 2033 a obrigatoriedade de atendimento de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, Mato Grosso do Sul já alcançou 72% de cobertura e se consolida como referência nacional na área.
A iniciativa é fruto da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e a Ambiental MS Pantanal, responsável pela execução dos serviços nos municípios atendidos.
Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, as obras representam um marco na qualidade de vida das comunidades.
“Saneamento é sinônimo de dignidade, saúde e desenvolvimento para as cidades. Cada metro de rede implantada representa uma mudança real na vida das pessoas. Estamos trabalhando para levar esse benefício a todos os municípios do estado”, afirmou.
Segundo Gabriel Buim, diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, a empresa tem o compromisso de entregar soluções eficientes e sustentáveis, com foco na população.
“Já estamos com projetos para ampliar mais 842 quilômetros de redes, o que deve elevar a cobertura para 90% nos próximos anos. Isso fortalece o sistema de saneamento e impulsiona o desenvolvimento urbano do estado”, destacou.
Além de combater doenças e melhorar indicadores de saúde pública, o avanço do saneamento básico gera valorização imobiliária e contribui para a preservação dos recursos naturais, especialmente dos mananciais hídricos.
Com planejamento estratégico, inovação tecnológica e parcerias institucionais sólidas, Mato Grosso do Sul reafirma seu protagonismo nacional no setor, construindo uma infraestrutura que acompanha o crescimento das cidades e respeita o meio ambiente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sociedade de Reumatologia cobra criação de centros de infusão pública
Leia Mais
Suzano abre quatro vagas de emprego em diferentes áreas no município
Leia Mais
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 80 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Uso de energia renovável pela indústria brasileira supera 64%
Municípios