TECNOLOGIA PARA SALVAR VIDAS
Defesa Civil testa novo sistema de alerta por celular no Centro-Oeste neste sábado
Ferramenta envia avisos emergenciais sobre desastres naturais a celulares conectados às redes 4G e 5G, sem necessidade de cadastro
26/09/2025
08:00
REDAÇÃO
Sistema Defesa Civil Alerta será testado em 13 cidades do Centro-Oeste neste sábado e passa a operar de forma definitiva em outubro. © Fernando Frazão/Agência Brasil
Neste sábado (27), moradores do Distrito Federal e de 12 municípios dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás receberão alertas de emergência da Defesa Civil Nacional como parte dos testes do novo sistema Defesa Civil Alerta (DCA). O envio das mensagens está previsto para iniciar às 15h (horário de Brasília) e marca a fase final de implantação da tecnologia em todo o território nacional.
A ferramenta tem como objetivo emitir alertas sonoros e visuais diretamente nos celulares, notificando sobre riscos iminentes de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, vendavais, deslizamentos e granizo. O sistema já está ativo nas demais regiões do Brasil e, com o teste deste fim de semana, será estendido de forma definitiva à população do Centro-Oeste a partir de outubro de 2025.
Municípios incluídos no teste:
Distrito Federal (todas as regiões administrativas)
Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas
Mato Grosso: Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco
Goiás: Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás
Os alertas serão enviados para todos os celulares conectados a redes 4G ou 5G, mesmo que estejam no modo silencioso. O aviso aparece sobre qualquer conteúdo na tela, sem interferência do uso de internet ou necessidade de dados móveis. No entanto, celulares conectados apenas ao Wi-Fi não receberão o alerta.
A ferramenta é compatível com smartphones lançados a partir de 2020, e já vem ativada de fábrica. Não é necessário baixar aplicativos, configurar o aparelho ou realizar qualquer cadastro prévio para receber os alertas.
O sistema também é inclusivo, oferecendo leitura de mensagens para pessoas com deficiência visual, além de emitir sons semelhantes a sirenes em casos graves.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pelo DCA, o sistema complementa outros meios de alerta já existentes, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Anatel (telefone 1331) ou com os órgãos de defesa civil de sua localidade.
A tecnologia foi desenvolvida com apoio da Anatel, Ministério das Comunicações, Secom-PR, operadoras de telefonia móvel e defesas civis estaduais e municipais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sociedade de Reumatologia cobra criação de centros de infusão pública
Leia Mais
Suzano abre quatro vagas de emprego em diferentes áreas no município
Leia Mais
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 80 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Uso de energia renovável pela indústria brasileira supera 64%
Municípios