MS ENTRA NA ERA DOS ALERTAS INTELIGENTES
Defesa Civil testa novo sistema de alerta por celular em municípios de Mato Grosso do Sul neste sábado
Tecnologia envia mensagens emergenciais diretamente à tela dos celulares conectados às redes 4G e 5G
26/09/2025
08:35
REDAÇÃO
Nova tecnologia de alerta da Defesa Civil será testada neste sábado em municípios de MS e passará a operar oficialmente em outubro. @ Saul Schramm/Secom (arquivo)
A população de Mato Grosso do Sul vai participar neste sábado (27) de um teste inédito da nova tecnologia de alertas de emergência da Defesa Civil Nacional, com envio de mensagens de demonstração a celulares Android e iOS conectados às redes móveis. O objetivo é preparar o sistema e familiarizar os usuários para a implantação oficial da ferramenta a partir de 1º de outubro.
A ação integra o projeto “Defesa Civil Alerta”, que utilizará mensagens em estilo pop-up, sobrepostas a qualquer conteúdo no aparelho — mesmo que esteja em chamada, ouvindo música ou no modo silencioso. O alerta não exige internet, não precisa de aplicativo e não depende de cadastro prévio.
A mensagem de teste que aparecerá nos celulares será:
“ALERTA EXTREMO - Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”
Desenvolvido em parceria com a Defesa Civil Estadual, o sistema utiliza tecnologia de transmissão por telefonia celular e será ativado para aparelhos compatíveis conectados ao 4G ou 5G nas regiões de risco. O alerta não será recebido se o celular estiver apenas no Wi-Fi.
O sistema conta com dois níveis de alerta:
Alerta Extremo: mensagem de urgência imediata, com sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo no modo silencioso.
Alerta Severo: mensagem com urgência esperada, emitida com um som semelhante ao SMS, não audível no modo silencioso.
Além de oferecer maior eficiência nas ações de prevenção, o novo modelo complementa os meios de comunicação já utilizados pela Defesa Civil, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.
Com essa iniciativa, Mato Grosso do Sul se junta aos estados que já operam com o sistema e se antecipa no uso de tecnologias para reduzir danos e salvar vidas em situações de risco climático e desastres naturais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sociedade de Reumatologia cobra criação de centros de infusão pública
Leia Mais
Suzano abre quatro vagas de emprego em diferentes áreas no município
Leia Mais
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 80 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Uso de energia renovável pela indústria brasileira supera 64%
Municípios