DESTAQUE NA CIÊNCIA E INOVAÇÃO
Pesquisadoras apoiadas pela Fundect vencem etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025
Alinne Pereira de Castro e Denise Silva, ligadas a startups fomentadas pelo Programa Centelha, conquistaram o 1º e 2º lugar na categoria Ciência e Tecnologia da premiação em MS.
01/09/2025
08:00
REDAÇÃO
Projetos apoiados pela Fundect levam inovação científica e impacto social à etapa regional do Sebrae Mulher de Negócios 2025.
O trabalho da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) no estímulo à inovação e ao empreendedorismo científico rendeu mais uma importante conquista para o Estado. Duas pesquisadoras apoiadas pela instituição venceram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, na categoria Ciência e Tecnologia.
O primeiro lugar foi conquistado por Alinne Pereira de Castro, coordenadora da startup miRTEA Diagnósticos. Já o segundo lugar ficou com Denise Silva, à frente da startup Bruaca, ambas iniciativas fomentadas pelo Programa Centelha, desenvolvido pela Fundect em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), e vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
“Cada conquista de nossas pesquisadoras reforça a importância do investimento em ciência que a Fundect realiza no Estado, ajudando a transformar ideias em resultados concretos para a sociedade”, destacou o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira. “Projetos como esses mostrarem seu valor em premiações nacionais é um sinal claro de que estamos no caminho certo”.
Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece trajetórias inspiradoras de mulheres empreendedoras em todo o país, nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural, MEI, Negócios Internacionais e Ciência e Tecnologia.
As vencedoras estaduais agora avançam para a etapa regional, disputando uma vaga na final nacional, que acontecerá durante o Delas Summit 2025, nos dias 30 e 31 de outubro, em Florianópolis (SC).

Coordenado pela professora doutora Alinne Pereira de Castro, da UCDB, o projeto realiza pesquisas em biologia molecular e já conta com apoio da Fundect por meio dos programas Centelha-MS e PPSUS-MS 2024.
A proposta da miRTEA é tornar acessível um exame de saliva para rastreamento precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base em biomarcadores moleculares. A inovação pode reduzir tempo de diagnóstico e custos para pacientes e sistemas de saúde.
“Este reconhecimento do Sebrae evidencia a relevância do apoio da Fundect ao empreendedorismo feminino e à inovação científica. Registro aqui meu sincero agradecimento a toda a equipe pelo suporte e parceria”, destacou Alinne.
Inspirada na “bruaca” mala tradicional usada por peões pantaneiros a startup liderada por Denise Silva atua como hub de inovação comunitária, conectando saberes tradicionais de comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas do Pantanal com o turismo sustentável e geração de renda.
A Bruaca foi estruturada a partir do Programa Centelha II, com foco em inovação social, valorização cultural e inclusão produtiva.
“A premiação do Sebrae é uma validação importante para o trabalho que a gente vem fazendo. O apoio da Fundect foi essencial, tanto nos recursos quanto nas formações que nos ajudaram a amadurecer o modelo de negócio”, afirmou Denise.
Além do projeto atual, Denise ressaltou sua longa trajetória com apoio da Fundação:
“Fui bolsista da Fundect no mestrado e participei de vários projetos. Esse investimento contínuo em ciência e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado.”
A Fundect é uma instituição vinculada à Semadesc e responsável por fomentar a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico em Mato Grosso do Sul. Por meio de programas como o Centelha, a fundação transforma ideias inovadoras em negócios sustentáveis, promovendo ciência aplicada, inclusão social e desenvolvimento regional.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bazar da AACC/MS oferece fantasias a partir de R$ 8 em Campo Grande
Leia Mais
Intervenção na MS-156 em Dourados avança após solicitação da deputada Lia Nogueira
Leia Mais
Revista UFO anuncia nova fase integrada ao Ecossistema Dakila
Leia Mais
Ministério da Saúde abre edital com bolsas de até R$ 20 mil para médicos especialistas no SUS
Municípios