Campo Grande (MS), Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

DESTAQUE NA CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Pesquisadoras apoiadas pela Fundect vencem etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025

Alinne Pereira de Castro e Denise Silva, ligadas a startups fomentadas pelo Programa Centelha, conquistaram o 1º e 2º lugar na categoria Ciência e Tecnologia da premiação em MS.

01/09/2025

08:00

REDAÇÃO

Projetos apoiados pela Fundect levam inovação científica e impacto social à etapa regional do Sebrae Mulher de Negócios 2025.

O trabalho da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) no estímulo à inovação e ao empreendedorismo científico rendeu mais uma importante conquista para o Estado. Duas pesquisadoras apoiadas pela instituição venceram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, na categoria Ciência e Tecnologia.

O primeiro lugar foi conquistado por Alinne Pereira de Castro, coordenadora da startup miRTEA Diagnósticos. Já o segundo lugar ficou com Denise Silva, à frente da startup Bruaca, ambas iniciativas fomentadas pelo Programa Centelha, desenvolvido pela Fundect em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), e vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“Cada conquista de nossas pesquisadoras reforça a importância do investimento em ciência que a Fundect realiza no Estado, ajudando a transformar ideias em resultados concretos para a sociedade”, destacou o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira. “Projetos como esses mostrarem seu valor em premiações nacionais é um sinal claro de que estamos no caminho certo”.

Sobre o prêmio

Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece trajetórias inspiradoras de mulheres empreendedoras em todo o país, nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural, MEI, Negócios Internacionais e Ciência e Tecnologia.

As vencedoras estaduais agora avançam para a etapa regional, disputando uma vaga na final nacional, que acontecerá durante o Delas Summit 2025, nos dias 30 e 31 de outubro, em Florianópolis (SC).

        

Conheça os projetos vencedores:

miRTEA Diagnósticos

Coordenado pela professora doutora Alinne Pereira de Castro, da UCDB, o projeto realiza pesquisas em biologia molecular e já conta com apoio da Fundect por meio dos programas Centelha-MS e PPSUS-MS 2024.

A proposta da miRTEA é tornar acessível um exame de saliva para rastreamento precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base em biomarcadores moleculares. A inovação pode reduzir tempo de diagnóstico e custos para pacientes e sistemas de saúde.

“Este reconhecimento do Sebrae evidencia a relevância do apoio da Fundect ao empreendedorismo feminino e à inovação científica. Registro aqui meu sincero agradecimento a toda a equipe pelo suporte e parceria”, destacou Alinne.

Bruaca

Inspirada na “bruaca” mala tradicional usada por peões pantaneiros a startup liderada por Denise Silva atua como hub de inovação comunitária, conectando saberes tradicionais de comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas do Pantanal com o turismo sustentável e geração de renda.

A Bruaca foi estruturada a partir do Programa Centelha II, com foco em inovação social, valorização cultural e inclusão produtiva.

“A premiação do Sebrae é uma validação importante para o trabalho que a gente vem fazendo. O apoio da Fundect foi essencial, tanto nos recursos quanto nas formações que nos ajudaram a amadurecer o modelo de negócio”, afirmou Denise.

Além do projeto atual, Denise ressaltou sua longa trajetória com apoio da Fundação:

“Fui bolsista da Fundect no mestrado e participei de vários projetos. Esse investimento contínuo em ciência e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado.”

Sobre a Fundect

A Fundect é uma instituição vinculada à Semadesc e responsável por fomentar a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico em Mato Grosso do Sul. Por meio de programas como o Centelha, a fundação transforma ideias inovadoras em negócios sustentáveis, promovendo ciência aplicada, inclusão social e desenvolvimento regional.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: