ALERTA PARA TEMPESTADES EM REGIÕES DE MS
Segunda-feira começa com tempo seco e calor em MS, mas tempestades podem atingir parte do Estado
Sistema de alta pressão mantém o tempo firme em grande parte de Mato Grosso do Sul, mas aproximação de frente fria traz risco de temporais no Pantanal, Sul e Sudoeste.
01/09/2025
06:30
REDAÇÃO
Rajadas de vento, chuva intensa e granizo estão entre os riscos previstos pelo Inmet para esta segunda-feira (1º) em regiões específicas de Mato Grosso do Sul. @Maria Goreti
A segunda-feira, 1º de setembro, será marcada por tempo seco, sol e variação de nebulosidade na maior parte de Mato Grosso do Sul, resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens carregadas. Apesar da aparência tranquila, o dia exige atenção com a saúde: a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 40%, o que caracteriza estado de alerta para riscos de desidratação e problemas respiratórios.
No entanto, a situação muda em algumas áreas do Estado. A aproximação de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada com o transporte de calor e umidade da região Norte, pode favorecer o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas e tempestades isoladas. As regiões Pantaneira, Sudoeste e Sul estão no radar dos meteorologistas para possíveis eventos adversos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para tempestades, com possibilidade de chuvas de até 50 mm por dia, rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, e até mesmo queda de granizo em pontos isolados.
As temperaturas seguem elevadas em boa parte do Estado, com destaque para o calor intenso no Pantanal:
Campo Grande (Capital): mínima entre 20°C e 22°C, máxima de até 34°C;
Corumbá e Aquidauana (Pantanal): máximas de 35°C a 36°C;
Ponta Porã e Iguatemi (Cone-Sul): mínimas entre 18°C e 20°C, máximas não passam de 28°C;
Três Lagoas e Paranaíba (Bolsão): mínimas entre 18°C e 21°C, máximas de 33°C a 34°C;
Grande Dourados: mínima de 20°C, máxima de até 31°C.
Apesar da previsão de pancadas de chuva em algumas áreas, o tempo seco e o calor predominarão durante o dia na maior parte do Estado.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) reforça a importância de evitar atividades físicas sob o sol forte, manter hidratação constante e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, devido ao ar seco.
A previsão para os próximos dias é de calor intenso e chuvas irregulares, típicos da transição entre o inverno e a primavera em Mato Grosso do Sul. As instabilidades devem ganhar força ao longo da semana, especialmente nas áreas de divisa com o Paraguai e o estado do Paraná.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS conquista nota máxima e lidera o Brasil em cobertura vacinal, segundo Ranking de Competitividade
Leia Mais
Uso inadequado de lentes de contato pode causar sérios riscos à visão
Leia Mais
Por hora, 14 crianças são internadas por acidentes no Brasil; saiba como prevenir
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã realiza nesta terça-feira a 28ª sessão ordinária do ano
Municípios