ALERTA PARA TEMPESTADES EM REGIÕES DE MS
Segunda-feira começa com tempo seco e calor em MS, mas tempestades podem atingir parte do Estado
Sistema de alta pressão mantém o tempo firme em grande parte de Mato Grosso do Sul, mas aproximação de frente fria traz risco de temporais no Pantanal, Sul e Sudoeste.
01/09/2025
06:30
REDAÇÃO
Rajadas de vento, chuva intensa e granizo estão entre os riscos previstos pelo Inmet para esta segunda-feira (1º) em regiões específicas de Mato Grosso do Sul. @Maria Goreti
A segunda-feira, 1º de setembro, será marcada por tempo seco, sol e variação de nebulosidade na maior parte de Mato Grosso do Sul, resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens carregadas. Apesar da aparência tranquila, o dia exige atenção com a saúde: a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 40%, o que caracteriza estado de alerta para riscos de desidratação e problemas respiratórios.
No entanto, a situação muda em algumas áreas do Estado. A aproximação de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada com o transporte de calor e umidade da região Norte, pode favorecer o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas e tempestades isoladas. As regiões Pantaneira, Sudoeste e Sul estão no radar dos meteorologistas para possíveis eventos adversos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para tempestades, com possibilidade de chuvas de até 50 mm por dia, rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, e até mesmo queda de granizo em pontos isolados.
As temperaturas seguem elevadas em boa parte do Estado, com destaque para o calor intenso no Pantanal:
Campo Grande (Capital): mínima entre 20°C e 22°C, máxima de até 34°C;
Corumbá e Aquidauana (Pantanal): máximas de 35°C a 36°C;
Ponta Porã e Iguatemi (Cone-Sul): mínimas entre 18°C e 20°C, máximas não passam de 28°C;
Três Lagoas e Paranaíba (Bolsão): mínimas entre 18°C e 21°C, máximas de 33°C a 34°C;
Grande Dourados: mínima de 20°C, máxima de até 31°C.
Apesar da previsão de pancadas de chuva em algumas áreas, o tempo seco e o calor predominarão durante o dia na maior parte do Estado.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) reforça a importância de evitar atividades físicas sob o sol forte, manter hidratação constante e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, devido ao ar seco.
A previsão para os próximos dias é de calor intenso e chuvas irregulares, típicos da transição entre o inverno e a primavera em Mato Grosso do Sul. As instabilidades devem ganhar força ao longo da semana, especialmente nas áreas de divisa com o Paraguai e o estado do Paraná.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresários debatem oportunidades da Reforma Tributária e gestão de riscos trabalhistas no Roadshow Cebrasse Centro-Oeste
Leia Mais
EJA Mulher transforma vidas e oferece novos recomeços em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Junior Mochi reúne entidades para discutir efeitos de decreto federal sobre educação especial
Leia Mais
Mato Grosso do Sul amplia estrutura de mamografia e fortalece acesso ao diagnóstico precoce
Municípios