Campo Grande (MS), Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

PARLASUL ACONTECERÁ EM OUTUBRO

Ponta Porã será sede da próxima reunião do Parlamento do Mercosul

Missão oficial da Câmara de Vereadores ao sul do país garantiu conquistas para a fronteira Brasil–Paraguai e reforçou articulações estratégicas nas áreas de saúde e integração regional.

01/09/2025

08:50

REDAÇÃO

Presidente Agnaldo Pereira entregou demandas da Saúde na fronteira ao ministro Alexandre Padilha (Fotos: Anahi Volpini)

A cidade de Ponta Porã foi escolhida para sediar, no mês de outubro, a próxima reunião do Parlamento do Mercosul (ParlaSul). A decisão foi oficializada durante missão institucional da Câmara Municipal à fronteira entre Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), realizada no fim de agosto.

Durante a visita, a comitiva composta por vereadores e servidores da Câmara de Ponta Porã participou de uma série de visitas técnicas e reuniões estratégicas, além de apresentar os avanços e desafios vividos na fronteira com o Paraguai, especialmente nas áreas da saúde, comércio e mobilidade internacional.

O presidente da Câmara, vereador Agnaldo Pereira Lima, avaliou os resultados da missão como altamente positivos. “Voltamos muito felizes porque apresentamos nossa cidade como referência, buscamos experiências que funcionam e abrimos novos caminhos para o futuro. O momento de crescer é agora”, declarou.

Entre os locais visitados, destacam-se o Aeroporto Binacional de Rivera, a Santa Casa, a Associação Comercial, lojas francas e o modelo de Imigração Conjunta, iniciativas que servem de referência para futuros projetos em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

Saúde na fronteira

Um dos momentos mais significativos da missão foi a entrega de um documento ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com demandas específicas da região de fronteira. O ofício foi assinado pelo prefeito Eduardo Campos e contou com o apoio de todos os 17 vereadores do município, solicitando tratamento diferenciado nos repasses para a saúde nas cidades fronteiriças.

O tema também foi debatido em reunião fechada com o ministro, que ouviu as reivindicações sobre as dificuldades enfrentadas pelas unidades de saúde que atendem tanto brasileiros quanto paraguaios.

Integração institucional

Durante o encontro com o ParlaSul, além da confirmação da próxima sessão do Parlamento em Ponta Porã, foi assinado um acordo de cooperação com a Câmara Municipal de Santana do Livramento. A parceria visa o intercâmbio de experiências legislativas e administrativas entre os municípios de fronteira.

Outro avanço importante foi a confirmação da implantação da Escola do Legislativo em Ponta Porã, iniciativa que buscará oferecer formação, capacitação e educação política para servidores, estudantes e a população em geral.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: