PARLASUL ACONTECERÁ EM OUTUBRO
Ponta Porã será sede da próxima reunião do Parlamento do Mercosul
Missão oficial da Câmara de Vereadores ao sul do país garantiu conquistas para a fronteira Brasil–Paraguai e reforçou articulações estratégicas nas áreas de saúde e integração regional.
01/09/2025
08:50
REDAÇÃO
Presidente Agnaldo Pereira entregou demandas da Saúde na fronteira ao ministro Alexandre Padilha (Fotos: Anahi Volpini)
A cidade de Ponta Porã foi escolhida para sediar, no mês de outubro, a próxima reunião do Parlamento do Mercosul (ParlaSul). A decisão foi oficializada durante missão institucional da Câmara Municipal à fronteira entre Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), realizada no fim de agosto.
Durante a visita, a comitiva composta por vereadores e servidores da Câmara de Ponta Porã participou de uma série de visitas técnicas e reuniões estratégicas, além de apresentar os avanços e desafios vividos na fronteira com o Paraguai, especialmente nas áreas da saúde, comércio e mobilidade internacional.
O presidente da Câmara, vereador Agnaldo Pereira Lima, avaliou os resultados da missão como altamente positivos. “Voltamos muito felizes porque apresentamos nossa cidade como referência, buscamos experiências que funcionam e abrimos novos caminhos para o futuro. O momento de crescer é agora”, declarou.
Entre os locais visitados, destacam-se o Aeroporto Binacional de Rivera, a Santa Casa, a Associação Comercial, lojas francas e o modelo de Imigração Conjunta, iniciativas que servem de referência para futuros projetos em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.
Um dos momentos mais significativos da missão foi a entrega de um documento ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com demandas específicas da região de fronteira. O ofício foi assinado pelo prefeito Eduardo Campos e contou com o apoio de todos os 17 vereadores do município, solicitando tratamento diferenciado nos repasses para a saúde nas cidades fronteiriças.
O tema também foi debatido em reunião fechada com o ministro, que ouviu as reivindicações sobre as dificuldades enfrentadas pelas unidades de saúde que atendem tanto brasileiros quanto paraguaios.
Durante o encontro com o ParlaSul, além da confirmação da próxima sessão do Parlamento em Ponta Porã, foi assinado um acordo de cooperação com a Câmara Municipal de Santana do Livramento. A parceria visa o intercâmbio de experiências legislativas e administrativas entre os municípios de fronteira.
Outro avanço importante foi a confirmação da implantação da Escola do Legislativo em Ponta Porã, iniciativa que buscará oferecer formação, capacitação e educação política para servidores, estudantes e a população em geral.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS conquista nota máxima e lidera o Brasil em cobertura vacinal, segundo Ranking de Competitividade
Leia Mais
Uso inadequado de lentes de contato pode causar sérios riscos à visão
Leia Mais
Por hora, 14 crianças são internadas por acidentes no Brasil; saiba como prevenir
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã realiza nesta terça-feira a 28ª sessão ordinária do ano
Municípios