Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

SAÚDE PÚBLICA

MS Vacina Mais: Governo intensifica campanha contra o sarampo no Estado

Com risco de reintrodução do vírus, força-tarefa aplica dose zero em bebês e atualiza vacinação de adultos até 59 anos; Dia D será em 30 de agosto

19/08/2025

07:20

REDAÇÃO

Campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” busca ampliar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução do vírus, diante de casos confirmados em países vizinhos. @Helton Davis

Diante do avanço de casos de sarampo em países vizinhos e do risco de reintrodução do vírus, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançou a campanha emergencial “MS Vacina Mais: Sarampo”, que vai de 18 a 31 de agosto de 2025, com o Dia D de mobilização marcado para o sábado, 30 de agosto.

A ação foi instituída pela Nota Técnica nº 05/2025, publicada pela SES, e envolve todos os 79 municípios do Estado, com foco especial em áreas de maior vulnerabilidade.

Quem deve se vacinar

A campanha contempla:

  • Dose zero para crianças de 6 a 11 meses, disponível em todas as unidades de saúde.

  • Vacinação seletiva para pessoas de 12 meses a 59 anos que não tenham sido vacinadas ou estejam com esquema incompleto.

A medida foi motivada pela declaração de emergência de saúde pública na Bolívia, que já confirmou 269 casos, além de notificações no Paraguai e o alerta do Ministério da Saúde para outros países.

Capacitação e orientação

Além da vacinação, a campanha contará com ações educativas e de capacitação, como os seminários “Imersão em Sarampo” que serão realizados em:

  • Dourados no dia 28 de agosto

  • Ponta Porã no dia 29 de agosto

Essas atividades são voltadas às equipes de saúde da linha de frente.

Nesta segunda-feira (18), a Coordenadoria de Imunização da SES realizou uma reunião online com representantes de imunização dos municípios para alinhar estratégias e repassar orientações técnicas sobre a campanha.

Prevenção e conscientização

O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, destaca que a mobilização é essencial para conter qualquer chance de circulação do vírus no Estado.

“O objetivo é interromper qualquer possibilidade de transmissão, vacinando o público-alvo no menor tempo possível, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade”, reforçou.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, também faz um apelo à população:

“A vacinação é a principal forma de prevenção. É fundamental que todos verifiquem sua situação vacinal e procurem o serviço de saúde para se proteger e proteger a comunidade”.

Até a semana epidemiológica 32, o Estado registrou 29 casos suspeitos de sarampo, dos quais 25 foram descartados e 4 seguem em investigação.

Clique aqui para acessar a nota técnica completa da campanha.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: