CLIMA INSTÁVEL
Frente fria traz chuva, ventos fortes e queda de temperatura em MS
Alerta laranja de tempestade atinge parte do estado; vendavais podem ter rajadas acima de 100 km/h
19/08/2025
06:30
REDAÇÃO
Previsão do tempo indica mudanças bruscas no clima em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de tempestades, ventos fortes e granizo em diversas regiões, especialmente entre esta terça-feira (19) e a quarta-feira (20).
A previsão do tempo para esta terça-feira (19) indica sol com aumento de nebulosidade em Mato Grosso do Sul, mas o clima deve mudar ao longo do dia. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de chuvas em diferentes regiões do estado, com risco de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente entre a tarde e a noite de hoje, se estendendo até quarta-feira (20).
Essas condições climáticas adversas são causadas pelo avanço de uma frente fria, associada à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Além disso, o transporte de calor e umidade, somado à presença de cavados (áreas alongadas de baixa pressão), favorece a formação de instabilidades em todo o território sul-mato-grossense.
Com a chegada da frente fria, as temperaturas devem cair em diversas regiões do estado, principalmente no Sul. Em Dourados, por exemplo, os termômetros devem variar entre 19°C e 32°C. Já em cidades como Ponta Porã e Iguatemi, as mínimas previstas ficam entre 18°C e 19°C, com máximas em torno de 31°C a 32°C. Em Amambai, a expectativa é de mínima de 18°C e máxima de 33°C.
Na região sudoeste e pantaneira, o calor continua mais intenso. Em Porto Murtinho, a variação de temperatura prevista é entre 19°C e 37°C. Em Corumbá, os termômetros devem registrar mínima de 25°C e máxima de 37°C, enquanto Aquidauana deve oscilar entre 24°C e 36°C.
No bolsão, no leste e norte do Estado, os termômetros indicam mínimas entre 16°C e 22°C, com máximas de 30°C a 37°C. Em Paranaíba, por exemplo, a variação será entre 16°C e 35°C. Três Lagoas terá mínima de 20°C e máxima de 34°C. Já em Coxim, no norte, a mínima será de 17°C e a máxima pode chegar a 37°C. Camapuã deve registrar entre 19°C e 35°C.
Na capital, Campo Grande, a previsão aponta mínimas entre 20°C e 22°C, com máxima de até 34°C. Os ventos, que nesta terça ainda sopram do quadrante norte, devem mudar de direção ao longo da quarta-feira, passando a soprar do quadrante sul com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. Em alguns pontos, as rajadas podem ultrapassar os 60 km/h.
Alertas do Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para esta terça-feira (19) em Mato Grosso do Sul: um de vendaval e outro de tempestade.
O alerta de vendaval é válido das 12h às 18h e prevê ventos entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores e danos estruturais leves. Esse alerta abrange 79 municípios, incluindo Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Coxim, Ponta Porã e outras grandes cidades.
(Arte: Inmet)
Já o alerta laranja de tempestade, que representa maior perigo, se estende até a madrugada de quarta-feira (20). A previsão é de ventos fortes entre 60 km/h e 100 km/h, chuvas intensas e possibilidade de queda de granizo. Estão incluídos neste alerta 32 municípios, como Amambai, Bela Vista, Bonito, Dourados, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Porto Murtinho, Ponta Porã, entre outros.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos e quedas de energia. Em caso de rajadas de vento, a orientação é evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e manter-se em locais seguros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Leia Mais
Campo Grande sedia evento nacional “Elas Governam” sobre liderança feminina na gestão pública
Leia Mais
Diagnóstico tardio do câncer de colo do útero aumenta gastos no SUS e reduz chances de cura
Municípios