SAÚDE / POLÍTICA
Lula sanciona lei que garante reconstrução mamária gratuita para todas as mulheres, independentemente da causa da mutilação
Projeto amplia o direito para vítimas de acidentes, violência e outras causas, além do câncer; atendimento psicológico e suporte especializado também estão assegurados
18/07/2025
10:35
REDAÇÃO
MARIA GORETI
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (18) a Lei nº 2.291/2023, que assegura a todas as mulheres o direito à cirurgia reparadora de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente da causa da perda da mama. Até então, o benefício era restrito às mulheres que haviam perdido as mamas exclusivamente em decorrência do câncer.
Com a nova lei, mulheres que sofreram mutilações totais ou parciais em acidentes, casos de violência física ou outras situações terão acesso gratuito à reconstrução mamária pela rede pública. A lei também obriga os planos de saúde privados a oferecerem o procedimento, antes limitado às pacientes com câncer.
A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), autora do projeto, destaca que a medida irá “desafogar o SUS e o Judiciário, além de devolver a dignidade a milhares de brasileiras”. A cirurgia é opcional e depende exclusivamente da vontade da paciente. O atendimento inclui ainda suporte psicológico e acompanhamento por equipe especializada para ajudar na recuperação emocional e reintegração da mulher à sociedade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios