POLÍTICA
Deputado Geraldo Resende repudia novas taxações dos EUA ao Brasil e defende comércio baseado no respeito e na reciprocidade
Parlamentar critica medidas unilaterais que prejudicam exportações brasileiras, especialmente do agronegócio e da indústria, e pede ação diplomática para reverter decisão
10/07/2025
08:50
REDAÇÃO
Resende afirma que decisões com viés político-ideológico afetam negativamente a economia brasileira e desrespeitam o histórico de cooperação entre os dois países
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) manifestou indignação e preocupação diante da recente decisão do Governo dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre produtos brasileiros. Em nota oficial, divulgada nesta quinta-feira (10), o parlamentar sul-mato-grossense afirma que a medida fere o espírito de parceria histórica entre as duas nações e causa prejuízos diretos à economia nacional.
“Taxações arbitrárias, com viés político-ideológico, impactam negativamente a economia, com elevação do câmbio, aumento da nossa cadeia produtiva e prejuízos à competitividade das exportações brasileiras, sobretudo do agronegócio e da indústria”, alertou Resende.
Segundo ele, além de atingir diretamente o setor produtivo brasileiro, a decisão pode gerar efeitos colaterais na própria economia norte-americana. “Essa medida não prejudica apenas o Brasil, mas também afeta negativamente o mercado e o consumidor dos Estados Unidos”, disse o parlamentar.
O deputado reafirmou confiança na atuação da diplomacia brasileira para buscar a reversão das taxações e defendeu uma política externa voltada à construção de pontes entre os países, e não de barreiras comerciais.
“O mundo precisa construir novas pontes e não barreiras entre os povos. Confio na diplomacia brasileira para buscar reverter essa decisão do Governo dos EUA”, afirmou.
Geraldo Resende também reiterou seu compromisso com a democracia brasileira, com as instituições do país e com o pleno desenvolvimento nacional, defendendo relações internacionais pautadas pelo respeito, reciprocidade e prosperidade compartilhada.
Confira a nota na integra:
Nota de repúdio e preocupação sobre taxações dos EUA ao Brasil
Manifesto minha profunda preocupação e indignação diante da recente decisão do Governo dos Estados Unidos de impor novas taxações aos produtos brasileiros. Medidas como essa ferem o espírito de parceria e respeito mútuo que sempre marcou as relações entre Brasil e Estados Unidos ao longo desses 200 anos de amizade e cooperação.
O Brasil sempre buscou o diálogo, comércio livre e o desenvolvimento junto com os Estados Unidos, que historicamente são um dos nossos maiores parceiros internacionais. No entanto, taxações arbitrárias, com viés político-ideológico, impactam negativamente a economia, com elevação do câmbio, o aumento da nossa cadeia produtiva, afetando a competitividade das exportações brasileiras, sobretudo do agronegócio e da indústria. Essa decisão prejudica não apenas o Brasil, mas a economia norte-americana também.
Confio na diplomacia brasileira para buscar reverter essa decisão do Governo dos EUA. O mundo precisa construir novas pontes e não barreiras entre os povos.
Por fim, reafirmo meu compromisso e respeito à democracia brasileira, às nossas instituições e ao pleno desenvolvimento e do país, com relações internacionais e de comércio pautadas no respeito, na reciprocidade e na prosperidade compartilhada.
Geraldo Resende
Deputado Federal (PSDB-MS)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Obras na BR-163/MS exigem atenção redobrada dos motoristas nesta segunda (25)
Leia Mais
Funsat realiza 'Super Quarta' com 150 vagas após feriado em Campo Grande
Leia Mais
Concurso inédito premia os melhores queijos artesanais de Mato Grosso do Sul durante a Ruraltur MS
Leia Mais
Tarifa de energia mais cara faz crescer procura por lavanderias como alternativa econômica
Municípios