POLÍTICA / EDUCAÇÃO
Comissão de Educação da ALEMS debate avanços da FADEB e cobra mais apoio à educação indígena e matemática
01/07/2025
11:35
REDAÇÃO
Deputados estaduais integrantes da Comissão de Educação se reuniram com a diretora-presidente da Fadeb/MS
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou uma reunião para discutir os avanços e desafios da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (Fadeb/MS). A diretora-presidente da entidade, Maria Cecília Amêndola da Mota, apresentou os principais projetos da fundação, com destaque para a valorização da matemática, uso de inteligência artificial na educação e alfabetização em línguas indígenas.
O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente da comissão, elogiou os programas que estimulam o interesse dos alunos pela matemática e sugeriu ações junto à Assomasul para envolver mais prefeitos e secretários de educação nas iniciativas. “É preciso garantir que nossas crianças indígenas não percam a língua materna e, ao mesmo tempo, fortalecer o ensino da matemática nas escolas municipais”, afirmou.
Matemática como prioridade
Dentre os projetos apresentados, o destaque foi para o “Matemática pro Futuro”, que já capacitou mais de 340 professores e impactou mais de 5,8 mil estudantes em nove municípios. Também foram mencionadas ações como o “Mentalidades Matemáticas”, com foco em uma abordagem criativa para crianças da educação infantil, e o projeto Pra-Tutoria, que oferece tutoria presencial em matemática com apoio de universidades.
Alfabetização indígena ganha material próprio
O “MS Alfabetiza Indígena” foi outro ponto alto da reunião. A iniciativa já produziu livros para alfabetização em terena, guarani, kaiowá e kadiwéu, beneficiando mais de 12 mil alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental. A deputada Gleice Jane (PT) destacou que o Estado deve respeitar a diversidade linguística e cultural. “É urgente garantir que o material chegue a todas as comunidades indígenas”, defendeu.
Inovação e inteligência artificial nas escolas
A Fadeb também apresentou investimentos em inovação e tecnologia, como cursos híbridos com foco em gestão educacional e uso da inteligência artificial na administração escolar. Um novo grupo de pesquisa, o Nuad (Núcleo de Análises de Dados), está ajudando municípios a entenderem melhor seus indicadores educacionais para melhorar as políticas públicas locais.
Cobrança por mais apoio do setor privado e melhorias no VAAR
Durante a reunião, Maria Cecília lamentou a falta de investimento de empresários sul-mato-grossenses nos projetos da fundação. “Temos feito muitas parcerias com instituições de São Paulo, mas os empresários locais também precisam participar mais”, criticou.
O deputado Junior Mochi (MDB) chamou atenção para a perda de recursos do Valor Anual por Aluno (VAAR), pois apenas 25 cidades do Estado cumpriram os requisitos para receber os repasses. Já a deputada Gleice Jane alertou para a sobrecarga dos professores. “O excesso de burocracia está adoecendo os docentes. É preciso ouvir a base e tornar o trabalho em sala de aula mais leve e prazeroso.”
O deputado Antonio Vaz (Republicanos), também presente, reforçou a importância de levar os projetos da Fadeb a todo o Estado, especialmente nas regiões mais carentes.
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