CAPACIDADE EM SAÚDE
Médicos recebem treinamento em acupuntura para ampliar terapias integrativas no SUS de MS
Curso promovido pela SES em parceria com UFMS e UFSC busca consolidar técnica milenar na rede pública estadual
14/08/2025
08:00
REDAÇÃO
Curso prático de acupuntura é realizado na UFMS e capacita médicos para atendimento humanizado com foco na dor crônica @Reprodução Senado Federal
Médicos da Atenção Primária à Saúde de Mato Grosso do Sul participam, entre os dias 14 e 17 de agosto, das aulas práticas do Curso de Acupuntura, realizadas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. A formação faz parte da estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para consolidar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na rede pública.
A capacitação é promovida pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e o Ministério da Saúde, em modelo híbrido (presencial e remoto), por meio de uma parceria com a SES e a UFMS. O foco é habilitar médicos que atuam em Unidades de Saúde da Família a aplicarem a acupuntura como uma ferramenta terapêutica complementar, reconhecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A técnica milenar chinesa é amplamente usada para o controle da dor crônica, alívio de sintomas diversos e promoção da qualidade de vida, com ênfase em um cuidado integral, humanizado e preventivo.
Expansão das práticas integrativas
A responsável pela área técnica das PICS na SES, Patrícia Mecatti Domingos, explica que a iniciativa faz parte de um esforço maior de fortalecimento da medicina integrativa na atenção básica.
“O investimento na Medicina Integrativa tem se tornado cada vez maior como opção para redução da dor crônica e desmedicalização dos usuários do SUS”, destacou.
Segundo ela, a meta é ambiciosa: até 2027, 70% dos municípios sul-mato-grossenses devem oferecer pelo menos uma prática integrativa à população, como acupuntura, fitoterapia, reiki, aromaterapia, entre outras reconhecidas pelo SUS.
Serviço
Aulas práticas do Curso de Acupuntura
De 14 a 17 de agosto de 2025
Instituto Integrado de Saúde (INISA) – Cidade Universitária da UFMS
Endereço: Avenida Costa e Silva – Bairro Pioneiros, Campo Grande/MS – CEP: 79070-900
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto cria Semana de Apoio ao Aleitamento em Situações de Emergência em MS
Leia Mais
Eldorado Brasil leva estande interativo ao Show Florestal 2025 em Três Lagoas
Leia Mais
Assembleia Legislativa vota hoje projetos sobre saúde, direitos sociais e estrutura do Judiciário
Leia Mais
Aprovado projeto que proíbe condenados por agressão a mulheres de assumirem cargos públicos
Municípios