CAMPO GRANDE,126 ANOS
Inauguração do Monumento dos Tuiuiús será no dia 19 e marca os 126 anos da Capital
Esculturas símbolo da cidade foram restauradas por meio de parceria e serão entregues em cerimônia no aeroporto; monumento celebra o Pantanal e a identidade campo-grandense
15/08/2025
08:25
REDAÇÃO
Esculturas Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo, no Monumento dos Tuiuiús, foram restauradas e serão reinauguradas no dia 19 de agosto — Foto: Divulgação/Sicredi.
A revitalização do Monumento dos Tuiuiús, um dos principais cartões-postais de Campo Grande, será entregue à população no próximo dia 19 de agosto, às 8h30, em uma cerimônia ao lado da própria obra, nas proximidades do Aeroporto Internacional. A entrega faz parte das comemorações dos 126 anos da Capital sul-mato-grossense.
O projeto é fruto da parceria entre as cooperativas do Sicredi em Mato Grosso do Sul, a Aena Brasil (concessionária do aeroporto) e o artista plástico Cleir, autor das esculturas. As três obras restauradas Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo foram reconstruídas após serem danificadas por um vendaval.
Criado há 25 anos, o monumento homenageia o Pantanal sul-mato-grossense e simboliza a conexão entre natureza e aviação, com os tuiuiús representando momentos como pouso, decolagem e abastecimento — uma alusão poética à chegada de visitantes à cidade.
“Queremos que essa entrega seja um presente à cidade, celebrando sua história e sua identidade cultural”, destaca Celso Ramos Regis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.
Mais do que uma simples restauração, a iniciativa busca resgatar a memória afetiva dos campo-grandenses, incentivar o turismo e valorizar a arte local, reafirmando o monumento como um marco de boas-vindas para quem chega à Cidade Morena.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hytalo Santos é preso em São Paulo por exploração infantil nas redes sociais
Leia Mais
Deputado Rinaldo cobra criação de Delegacia de Crimes Cibernéticos em MS
Leia Mais
Guilherme vence paralisia e reencontra a infância na equoterapia em projeto com apoio do Senar/MS
Leia Mais
MS se torna referência nacional com integração inédita no enfrentamento à violência contra a mulher
Municípios