INTERIOR
Moradores de São Gabriel do Oeste caminham pelas ruas contra violência doméstica
Organizada pela primeira-dama do município, caminhada de conscientização contou com a presença da esposa do senador Nelsinho Trad, Keilla Soares Trad, e de primeiras-damas de Bandeirantes e Costa Rica
16/08/2025
19:10
ASSECOM
A primeira-dama de São Gabriel do Oeste, Cleire Arguelho, organizou neste sábado a Caminhada de Conscientização contra Violência Doméstica pelas ruas do município com a participação da Keilla Soares Trad, esposa do senador Nelsinho Trad.
As primeiras-damas de Bandeirantes e Costa Rica, respectivamente, Marcelei Pitaluga e Márcia Laves, e a vereadora Zulene de Bandeirantes, também, prestigiaram a manifestação que contou com moradores e os prefeitos de São Gabriel do Oeste, Leocir Montanha, e de Costa Rica, delegado Cleberson.
Por prestigiar.a ação e abraçar a causa, Keilla foi convidada a dar início aos discursos. "Não podemos aceitar mais, onde há uma mulher vítima tem uma família infeliz, sofrendo", comentou.
Em abril deste ano, a professora Indiamara Vendruscolo, de 44 anos, recebeu oito facadas do marido. Sozinha, foi ao hospital de São Gabriel do Oeste e transferida para Santa.Casa de Campo Grande. Em seguida, o agressor foi detido e cometeu suicídio."Eu não vou me calar, sempre há uma mulher sendo vítima e ela acaba sendo julgada pela sociedade.
Perguntam: por quê ficou com ele?"
Ao ouvi-la, dona Adelaide Albrecht, de 66 anos, se aproximou da Keilla Trad e a abraçou. "Foram 41 anos de casamento, sendo vítima. Eu recebi o julgamento e, há quatro anos, no Dia das Mães, fui agredida, pedi socorro e ninguém me defendeu.Eu me separei e superei. Hoje, sou feliz", disse.
A primeira-dama Cleire agradeceu a presença de todos e destacou que o Agosto Lilás será mantido em São Gabriel do Oeste. "Essa caminhada é só início da nossa luta, mulheres unidas jamais serão vencidas", disse.
Por mulheres mortas, vítimas da violência doméstica, o evento terminou com culto ecumênico, orações e, no encerramento, o plantio de orquídeas em memória delas. "Essa é a primeira caminhada com as primeiras-damas e, especialmente, com a vinda Keilla. Nós vamos plantar orquídeas em homenagem às mulheres assassinadas", disse.
Durante o plantio, Keilla Trad enfatizou: "Nós estamos aqui com nossas vozes e a nossa força por essas vítimas. "E Cleire concluiu: "Juntas, somos mais fortes."
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios