ESPORTE / OURO INÉDITO NO GELO
Título Lucas Pinheiro nas Olimpíadas de Inverno afirma que o esporte brasileiro não tem limites
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca conquista histórica de Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante de Milão-Cortina 2026
14/02/2026
12:40
REDAÇÃO
Brasileiro celebra ouro inédito conquistado na pista de Bormio, na Itália
“É ourooooooooooooooooooooo!” Foi assim, vibrando como tantos brasileiros ligados na televisão neste sábado, 14 de fevereiro, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a conquista da primeira medalha da história do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. O feito inédito foi protagonizado pelo esquiador Lucas Pinheiro Braathen, na pista de Bormio, ao vencer a prova de slalom gigante nos Jogos de Milão-Cortina 2026.
Nas redes sociais, o presidente parabenizou o atleta e destacou o simbolismo da vitória, que transcende as pistas de neve e amplia os horizontes do esporte brasileiro. O resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites. É o reflexo de talento, dedicação e do trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em todas as suas dimensões. Parabéns, Lucas Pinheiro, e toda a equipe envolvida nessa conquista histórica, que inspira novas gerações e amplia o horizonte do esporte nacional.
FEITO PARA A HISTÓRIA
A medalha de ouro de Lucas veio na exigente prova de slalom gigante do esqui alpino, modalidade em que o brasileiro registrou o melhor tempo somado nas duas descidas, superando atletas de países tradicionais nos esportes de inverno. No pódio, a prata e o bronze ficaram com os suíços Marco Odermatt e Loic Meillard, dois dos principais nomes do esqui alpino mundial.
Filho de mãe brasileira, Lucas nasceu em Oslo e optou por defender o Brasil em competições internacionais. A decisão o levou a escrever uma página inédita na história olímpica nacional, transformando sua trajetória de dedicação, talento e superação em inspiração para atletas e cidadãs e cidadãos em todo o país.
Para o Ministério do Esporte, a conquista reforça a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento esportivo em todas as suas manifestações, ampliando oportunidades e horizontes para atletas brasileiros, independentemente da modalidade ou das condições climáticas.
O ouro conquistado por Lucas Pinheiro é motivo de orgulho para todo o Brasil. É a prova de que o esporte brasileiro não tem limites e que nossos atletas podem competir e vencer em qualquer cenário, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA EM EVOLUÇÃO
O Brasil participa dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1992, em Albertville. Desde então, o país esteve nas edições de Lillehammer, Nagano, Salt Lake City, Turim, Vancouver, Sochi, PyeongChang e Pequim.
Até este sábado, os melhores resultados do país haviam sido o 9º lugar de Isabel Clark em Turim, no snowboard, e o 13º lugar de Nicole Silveira, no skeleton, em Pequim. Antes de Milão-Cortina, 40 atletas brasileiros, sendo 27 homens e 13 mulheres, representaram o Brasil na competição, em nove modalidades.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios