CADASTRO ESTADUAL DE AGRESSORES AVANÇA
Assembleia aprova projeto que cria registro de condenados por violência contra a mulher em MS
Proposta prevê identificação com fotografia, dados do crime e acesso público controlado após eventual sanção do Executivo
13/02/2026
08:35
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Texto aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul segue para análise do governo estadual @Divulgação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em segunda votação nesta terça-feira (11), um projeto de lei que institui um cadastro estadual de pessoas condenadas por crimes de violência contra a mulher. O registro deverá conter fotografia frontal para identificação, além de informações detalhadas sobre o condenado e as circunstâncias do crime.
De autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD), a proposta foi apresentada com base em dados citados pelo parlamentar que apontam média de 60 boletins de ocorrência por dia relacionados à violência contra a mulher no Estado, ultrapassando 22 mil registros anuais. Em Campo Grande, a estimativa é de cerca de 5 mil medidas protetivas expedidas por ano pelo Judiciário.
Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para análise do Poder Executivo. Caso seja sancionado, caberá à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública colocar no ar um portal concentrando as informações do cadastro, com o objetivo de facilitar a identificação de condenados e agilizar consultas por instituições que integram a rede de proteção.
O texto estabelece que a consulta poderá ser feita por qualquer cidadão, preservando, no entanto, o sigilo de investigações e processos ainda em andamento. Além do público em geral, o sistema também poderá ser acessado por órgãos de segurança pública, Conselhos Tutelares, Ministério Público e Poder Judiciário.
Entre os dados previstos no cadastro estão identificação completa do condenado, com fotografia e características físicas, endereço atualizado, histórico de crimes e informações sobre a relação com a vítima, como grau de parentesco ou vínculo. Também deverão constar idade do agressor e da vítima, bem como circunstâncias e local do crime.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motiva Pantanal reforça obras e serviços antes do fim de semana na BR-163/MS
Leia Mais
Prefeito solicita nomeação de rodovia estadual em reconhecimento a Cícero Antônio de Souza
Leia Mais
PRF inicia Operação Carnaval 2026 com fiscalização intensificada nas rodovias federais
Leia Mais
Sebrae Móvel percorre municípios de Mato Grosso do Sul com orientação gratuita a empreendedores
Municípios