SAÚDE
Governo de MS entrega ambulâncias e caminhonetes para reforçar saúde em 40 municípios
30/06/2025
16:00
REDAÇÃO
Essa ação reforça o compromisso do Governo do Estado em promover saúde com qualidade, alcance e infraestrutura, mesmo nas áreas mais remotas de Mato Grosso do Sul. @Danúbia Burema
O Governo de Mato Grosso do Sul entregou, nesta segunda-feira (30), 46 novos veículos para reforçar a estrutura da saúde pública em 40 municípios do Estado. A ação, conduzida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), incluiu 30 caminhonetes destinadas ao controle de endemias e 16 ambulâncias que irão renovar o transporte sanitário em cidades do interior e na Capital.
A entrega ocorreu em Campo Grande, como parte do plano “Acolhe Saúde”, lançado em maio de 2025. O investimento é parte de um lote total de 114 veículos, planejados para atender demandas prioritárias de deslocamento e vigilância em saúde nos 79 municípios sul-mato-grossenses.
Entrega direta aos municípios
Prefeitos e secretários municipais de saúde participaram do evento e receberam os veículos com os documentos oficiais (CRV). Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a logística prevê que todos os municípios serão contemplados com ambulâncias e caminhonetes, mesmo os que ainda não receberam nesta fase:
“A determinação do governador Eduardo Riedel é clara: 100% dos municípios terão veículos novos, alinhados às suas necessidades. Aqueles que ainda não receberam, terão na próxima etapa”, afirmou Corrêa.
O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, reforçou que, caso algum município fique de fora ao fim do cronograma, o Estado irá providenciar novos veículos para garantir o acesso igualitário à estrutura de saúde.
Veículos estratégicos no combate a endemias
As caminhonetes pick-up vão reforçar as ações das equipes de vigilância em saúde. Elas são fundamentais no controle de doenças como dengue, chikungunya, zika, leishmaniose e malária — especialmente nas regiões mais afastadas.
“A entrega das caminhonetes permite ampliar o alcance das ações, com acesso a locais rurais e de difícil deslocamento. É um passo importante para o enfrentamento das arboviroses em todo o estado”, afirmou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.
O coordenador de vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, também destacou que os veículos darão suporte direto às ações urbanas e rurais de vigilância: “É uma resposta estruturada e eficaz no enfrentamento das doenças vetoriais que nos desafiam constantemente.”
A entrega das ambulâncias atende uma demanda constante do interior, onde muitas cidades dependem das macrorregiões para atendimentos de média e alta complexidade.
“Ter uma ambulância nova é salvar vidas. No Pantanal, com tantos desafios logísticos, cada reforço desses tem impacto direto na população”, destacou o prefeito de Miranda, Fábio Florença.
De Nova Alvorada do Sul, o prefeito José Paulo Paleari pontuou: “Esses veículos rodam dia e noite. Ter uma frota renovada significa garantir transporte seguro para quem mais precisa.”
A Capital, através da Funsau/HRMS, também foi contemplada. As novas ambulâncias vão substituir veículos antigos e auxiliar nas transferências hospitalares e de exames.
Municípios contemplados nesta etapa:
30 municípios com caminhonetes:
Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas e Sidrolândia.
14 municípios com ambulâncias:
Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Camapuã, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Inocência, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Paranhos, Selvíria, Três Lagoas e 2 unidades destinadas ao HRMS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Suzano e SEST/SENAT impulsionam qualificação profissional e geração de empregos no setor florestal em Três Lagoas (MS)
Leia Mais
Proibição da murta em Campo Grande reforça combate à praga que ameaça citricultura em MS
Leia Mais
Menina de 10 anos vítima de abuso entrega desenho à PM em agradecimento após prisão do padrasto
Leia Mais
Anvisa proíbe venda de canela Kinino e whey protein Fulllife por riscos à saúde
Municípios