POLÍCIA
PF deflagra operação contra rede de falsificação de diplomas em MS e outros 11 estados
Ação cumpre mandados em Campo Grande e Cassilândia; grupo é acusado de vender certificados falsos de ensino superior em todo o país
11/06/2025
09:50
REDAÇÃO
Policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao esquema de falsificação de diplomas no interior e na Capital sul-mato-grossense.
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a Operação Código 451, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior. A ação acontece em Campo Grande e Cassilândia, em Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal e outros 10 estados brasileiros.
De acordo com as investigações, os diplomas falsos eram vendidos para pessoas que desejavam se passar por profissionais formados em diversas áreas, inclusive na saúde e educação, sem nunca terem cursado o ensino superior. O material apreendido será analisado para identificar o número total de envolvidos e a extensão do golpe.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal e estão sendo cumpridos simultaneamente em várias regiões do país. A PF não divulgou o número de alvos da operação nem os nomes dos suspeitos nesta fase da investigação.
O nome da operação — Código 451 — faz referência simbólica à obra Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, que retrata uma sociedade onde o conhecimento é destruído, aludindo à degradação da educação formal representada pela emissão de diplomas falsos.
A Polícia Federal informou que os crimes investigados incluem falsidade ideológica, uso de documento falso, associação criminosa e, em alguns casos, estelionato. As penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão.
A investigação segue em sigilo e novas fases da operação não estão descartadas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova lei garante fisioterapia a pacientes submetidos à mastectomia
Leia Mais
Quarta fase mira família Razuk e cumpre 20 prisões em MS e outros estados
Leia Mais
25 de Novembro reforça urgência no combate à violência contra a mulher em MS
Leia Mais
Paraíso das Águas abre Processo Seletivo para contratação de professores da Rede Municipal
Municípios