INOVAÇÃO
Primeiro dia de atividades da Semana S atrai 1 mil pessoas
Abertura oficial foi nesta sexta-feira
17/05/2025
07:45
ASSECOM
@Divulgação
Conhecimento, qualificação, inovação e cultura. Essas foram algumas diretrizes que conduziram o primeiro dia de atividades da Semana S, promovida pela CNC, Sistema Comércio (formado pela Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS e Sindicatos Empresariais), lançada oficialmente nesta sexta-feira, 16/05, em Campo Grande, com a presença de representantes do Sistema Comércio MS, lideranças sindicais, empresários, políticos e comunidade. O evento marca os 80 anos da CNC – Confederação Nacional do Comércio.
O presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo explica que a Semana S celebra o empreendedorismo, a atuação sindical junto à comunidade, oferecendo à população momentos de lazer, cultura e, acima de tudo, “oportunidades de crescimento e desenvolvimento, recebendo empresários de diversos segmentos para debates enriquecedores sobre inovação nos negócios e as tendências de mercado que moldam o nosso futuro.”
O governador do Estado, Eduardo Riedel, presente ao evento, destacou a importância da parceria com o Sistema S, por meio de várias ações em conjunto que estão sendo desenvolvidas. “Essas parcerias são fundamentais para aplacar essa demanda do empresariado, para gerar oportunidades para nossa população, e o que está sendo desenvolvido aqui na Semana S é um exemplo disso”.
Só no primeiro dia, cerca de mil pessoas participaram das atividades ofertadas nas mais variadas áreas, como saúde, beleza, gastronomia, gestão, comunicação e tecnologia realizadas simultaneamente, em mais de 60 oficinas e palestras, além de intervenções artísticas.
Para a diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, a Semana S ocorre em um momento importante para o Estado, trazendo discussões atuais sobre as transformações sociais e profissionais que o mundo está vivenciando. “O propósito é abrir reflexões e novos olhares acerca de aspectos essenciais envolvidos em todas as esferas do desenvolvimento do setor comercial em nosso Estado”. Vitor Mello, diretor regional do Sesc MS, pontua a importância da representatividade e força do segmento do comércio para a economia. Responsável por 2/3 da arrecadação estadual, o setor precisa estar conectado com as tendências atuais e as demandas de mercado, sem esquecer que essa força de trabalho precisa de um olhar atento. “E o Sesc vem para contribuir com a transformação social e a qualidade de vida desse trabalhador. Na Semana S, estamos à frente das atividades culturais e de bem-estar, com os nossos programas de cultura, lazer, assistência, saúde e educação”.
Sobre o evento – A Semana S não mobilizou apenas moradores de Campo Grande. 22 caravanas de cidades do interior do estado também participam das atividades, realizadas no Senac Hub Academy, no Sesc Teatro Prosa e em toda a rua Francisco Cândido Xavier, em Campo Grande.
As palestras magnas foram conduzidas pelo especialista em inovação, Juan Pablo Boeira, referência nacional no assunto. Ele trouxe provocações sobre como pensar diferente em tempos incertos. Mostrou, ainda, como a Inteligência Artificial está mudando mercados, profissões e hábitos de consumo e apontou os erros comuns que empresas e profissionais cometem ao ignorar essa revolução. “É possível usar a IA para produzir mais, otimizar tempo, economizar e como consequência ganhar dinheiro. É preciso sair da zona de conforto e começar a construir, hoje, a relevância profissional de amanhã, pois – no futuro, a IA estará presente em todas as profissões”.
O economista e comentarista Samy Dana, falou sobre desafios e oportunidades da economia brasileira, destacando o comportamento do mercado em diferentes cenários mundiais, além de comparativos entre países de destaque no cenário da economia mundial. Para ele, apesar dos desafios, o Brasil ainda é uma potencialidade e desperta interesse dos empresários. “Por vários aspectos, o empresariado mundial ainda aposta no Brasil, reconhecendo aqui como um importante celeiro para ainda empreender”.
Ao todo, serão dois dias de inspiração, conhecimento e troca de experiências, com temas que conectam tanto o empresário quanto o colaborador ao futuro do trabalho, da comunicação e dos negócios.
Neste sábado, 17, as atividades começam a partir das 14h. Elas são gratuitas, mas para participar, é necessário fazer credenciamento presencial ou pelo link, já que há limitação de público.
Confira a programação completa aqui e faça sua inscrição gratuita.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Saiba em quais meses mais acontecem casamentos e nascimentos no Brasil
Leia Mais
Justiça mantém preso mecânico que causou acidente com quatro mortes na BR-060, mesmo após parecer favorável do MP
Leia Mais
Adolescentes são levados à delegacia após suposto plano de ataque a escola em Aquidauana
Leia Mais
Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil
Municípios