EMPREENDEDORISMO
Como uma geleia de tereré ajudou empreendedora a criar produtos genuínos do Pantanal
A chef Indiara Mucia buscou contar histórias e experiências para criar uma marca e se dedicar ao Distrito de Camisão
15/05/2025
16:10
ASSECOM
MARIA GORETI
Inovar através do uso de produtos tradicionais foi o ponta pé inicial pra que Indiara Mucia criasse a sua empresa, o Genuíno 67
Mergulhar profundamente em uma região cheia de belezas naturais no Mato Grosso do Sul fez com que a empreendedora Indiara Mucio Teixeira Cabral De Pina Bulhões Di Giorgio descobrisse um grande encantamento pela natureza, e um cenário repleto de oportunidades para promover diferentes negócios. A chef de cozinha encarou o desafio de atuar na implantação da primeira vinícola do Estado, no Distrito de Camisão, em Aquidauana, em 2020. Participou de capacitações, ouviu demandas, observou vários clientes e identificou que além do trabalho como chef, podia encarar outras oportunidades de negócio.
Como chef executiva da Vinícola Terroir Pantanal, Indiara estava envolvida em garantir que os visitantes do local pudessem degustar de vinhos e espumantes. Também precisava oferecer uma experiência a mais para fazer com que a visita fosse além da gastronomia, e além da lembrança de sabores, também ficasse um gostinho de querer voltar.
Foi então que ela pensou em buscar em produtos tradicionais como diferencial e surgiu a geleia de tereré. De uma geleia, as ideias foram interligando-se para haver a criação de geleias de outros sabores até se chegar a uma marca, que é a Genuíno 67, a criação de um espaço de collab chamado de Casarão e, agora no começo de abril de 2025, na formação de uma agência de turismo exclusiva para atender o destino de Camisão, a Agência Genuíno 67.
Pelo ambiente desafiador de propor experiências aos visitantes, além de favorecer produtos locais, ela estava com o desafio de construir vivências cada vez mais interessantes. Para garantir desenvoltura nesse processo, a empresária participou de capacitações diversas ao longo desses cinco anos, como uma imersão promovida pelo Sebrae/MS, em 2024, a empreendedores de Camisão, Bodoquena e Bonito feita em cidades do Rio Grande do Sul, onde esse tipo de produto já está desenvolvido.
“Sou chef executiva na Vinícola Terroir Pantanal e lá a gente sempre se dedica para atuar no processo criativo de produtos para entrar nas experiências, harmonizar com os vinhos e espumantes. A geleia começou assim. Busquei harmonizar a geleia com queijos, torradas, carnes mais gordas. Ela ajuda a limpar o paladar. A geleia acabou virando um produto, as pessoas passaram a procurar por ela, e aí vieram outros sabores também”, lembra Indiara sobre o início da construção da marca de produtos que ela criou em Camisão.
A empresária precisou se preparar para continuar a desenvolver o seu negócio e o Sebrae/MS foi o seu parceiro nesse processo
Além da geleia de tereré, existe também a de abacaxi com gengibre e outros sabores. Para garantir os produtos dessa produção, a empreendedora fez contato com diferentes produtores locais. O abacaxi vem de um assentamento, as amoras são de outro pomar, a jabuticaba é de uma produtora rural da agricultura familiar e que tem 80% da visão.
Juntos com essas conexões, Indiara entendeu que existiam diferentes histórias de vida e durante a venda ou consumo dos produtos, as pessoas sempre se interessavam em saber o que havia de “algo a mais” sobre aquilo que era adquirido. Como se trata de comidas com ingredientes locais, as histórias de quem os produz também passaram a ser consumidas.
A empresária, então, enxergou um gancho para oportunidades novas. “O trabalho das geleias foi fazendo o leque só aumentar. E as geleias passaram a ficar conhecidas, e a procura passou a aumentar para a venda direta. A proporção foi só crescendo, então decidi criar uma página na internet para falar dessa marca, que é a Genuíno 67, e coloquei todos os meus produtos lá.”
Ao ter um canal que permitia, cada vez mais, poder ouvir e entender mais sobre o cliente, as ideias passaram a borbulhar. “Isso tudo me fez perceber que as pessoas queriam conhecer um pouco da história da geleia, um pouco da história de Camisão, da história dos produtores locais também. Então, apareceu a oportunidade para eu arrendar um casarão, construção de 1944. Eu repaginei a casa e coloquei os produtos ali. Mas achei que faltava ainda algo, faltava contar todas essas histórias. Fiz uma curadoria, em forma de collab. Fui atrás de artesãos para que também pudessem expor os produtos.”
Com as parcerias aumentando, Indiara passou a atuar em conjunto com outras empreendedoras, como a Inspiraê (que destaca a faixa pantaneira em produtos como bolsas, chaveiros, entre outros) Bruaca (negócio de impacto socioambiental), a Cachaça Rainha do Pantanal, produtor de mel. Depois vieram quem produz compotas, queijos, rapadura.
“Essa casa ainda passou a funcionar como um ponto de informações turísticas para explicar um pouco sobre o Distrito de Camisão, sobre a casa em si, sobre os meus produtos. Com tudo isso, decidimos inaugurar uma agência de receptivo para o Distrito de Camisão. É um local para trazer informações turísticas, apresentar produtos locais e a agência para oferecer os passeios de aventura”, detalha a empreendedora.
Em paralelo a essa construção conjunta com outros negócios, a empresária se apoiou para aprimorar o produto que deu início a tudo. A geleia de tereré conseguiu entrar em uma disputa nacional de prêmio para melhor geleia do Brasil, promovido pela Confederação Brasileira de Agricultura. A definição vai ser dada agora em 2025. Mas com a participação no concurso, não só o produto ganhou destaque, como também a origem e a história de onde ele surgiu, que é no distrito de Camisão, em Aquidauana, e da própria Indiara.
A empreendedora também buscou certificação e no final de 2024 obteve o selo Made in Pantanal, organizado pelo Sebrae/MS, para agregar valor ao que é produzido no território pantaneiro. “O Sebrae vem me ajudando, com apoios e também para incluir o selo Made in Pantanal nos meus produtos. Esse selo saiu no final de 2024. Recebi também apoio do Senar, com relação aos insumos, criação de alguns produtos”, destaca, ao pontuar que com a marca Genuíno 67, ela trabalha para consolidar ainda mais o Distrito de Camisão como destino turístico em Mato Grosso do Sul.
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