CLIMA TEMPO
Sábado começa com temporais e risco de chuva intensa em várias regiões de Mato Grosso do Sul
19/04/2025
06:30
REDAÇÃO
@Maria Goreti
O sábado (19) começou com instabilidade climática em diversas regiões de Mato Grosso do Sul. Logo nas primeiras horas da manhã, chuvas fortes acompanhadas de raios e ventos intensos atingiram diferentes pontos do Estado, e a previsão é de que o tempo continue instável ao longo do dia.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a mudança no clima é resultado da combinação entre calor, umidade e a chegada de uma frente fria. Esses fatores favorecem a formação de nuvens carregadas e aumentam a possibilidade de temporais.
A previsão indica que os acumulados de chuva podem ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões central, sul, leste, sudeste, sudoeste e nordeste do Estado. Com isso, a população dessas áreas deve redobrar a atenção, principalmente em locais com histórico de alagamentos ou deslizamentos de terra.
As temperaturas neste sábado devem apresentar variações de acordo com cada região:
Sul e sudeste: mínimas entre 18°C e 20°C e máximas de 23°C a 26°C.
Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas podendo chegar aos 33°C.
Bolsão, leste e norte: mínimas de 21°C a 23°C, e máximas entre 27°C e 31°C.
Na capital, Campo Grande, o sábado também será marcado por instabilidade. A cidade deve registrar mínimas entre 20°C e 22°C, com máximas entre 27°C e 29°C. Os ventos, que inicialmente sopram do quadrante norte e leste, devem mudar de direção ao longo do dia, passando a vir do sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Em pontos isolados, há risco de rajadas ainda mais intensas, que podem ultrapassar os 60 km/h.
Alerta da defesa civil
Diante das condições climáticas, a Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os alertas meteorológicos oficiais, evite transitar em áreas alagadas e não permaneça em locais de risco durante períodos de chuva intensa ou ventania. Em caso de emergência, os números de atendimento são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios