CLIMA TEMPO
Sábado começa com temporais e risco de chuva intensa em várias regiões de Mato Grosso do Sul
19/04/2025
06:30
REDAÇÃO
@Maria Goreti
O sábado (19) começou com instabilidade climática em diversas regiões de Mato Grosso do Sul. Logo nas primeiras horas da manhã, chuvas fortes acompanhadas de raios e ventos intensos atingiram diferentes pontos do Estado, e a previsão é de que o tempo continue instável ao longo do dia.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a mudança no clima é resultado da combinação entre calor, umidade e a chegada de uma frente fria. Esses fatores favorecem a formação de nuvens carregadas e aumentam a possibilidade de temporais.
A previsão indica que os acumulados de chuva podem ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões central, sul, leste, sudeste, sudoeste e nordeste do Estado. Com isso, a população dessas áreas deve redobrar a atenção, principalmente em locais com histórico de alagamentos ou deslizamentos de terra.
As temperaturas neste sábado devem apresentar variações de acordo com cada região:
Sul e sudeste: mínimas entre 18°C e 20°C e máximas de 23°C a 26°C.
Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas podendo chegar aos 33°C.
Bolsão, leste e norte: mínimas de 21°C a 23°C, e máximas entre 27°C e 31°C.
Na capital, Campo Grande, o sábado também será marcado por instabilidade. A cidade deve registrar mínimas entre 20°C e 22°C, com máximas entre 27°C e 29°C. Os ventos, que inicialmente sopram do quadrante norte e leste, devem mudar de direção ao longo do dia, passando a vir do sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Em pontos isolados, há risco de rajadas ainda mais intensas, que podem ultrapassar os 60 km/h.
Alerta da defesa civil
Diante das condições climáticas, a Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os alertas meteorológicos oficiais, evite transitar em áreas alagadas e não permaneça em locais de risco durante períodos de chuva intensa ou ventania. Em caso de emergência, os números de atendimento são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país
Leia Mais
Humap-UFMS realiza mutirão de Coloproctologia no feriado com apoio do programa Ebserh em Ação
Leia Mais
Jair Bolsonaro segue na UTI em Brasília após cirurgia; recuperação é lenta e sem previsão de alta
Leia Mais
A vitória de Cristo sobre a morte!
Municípios