AGRONEGÓCIO/DAKILA PESQUISAS
AgroDakila colhe 2ª safra e se consolida como referência em produção limpa e inovação no agronegócio
Projeto rural em Corguinho aposta em agricultura de precisão, técnicas sustentáveis e visão empreendedora para transformar região antes inexplorada
12/04/2025
07:00
REDAÇÃO
No coração do cerrado sul-mato-grossense, o projeto AgroDakila, que integra o Ecossistema Dakila, vem ganhando destaque nacional ao adotar práticas sustentáveis e tecnologia de ponta para produzir em uma região sem tradição agrícola, marcada por terrenos arenosos, chuvas escassas e calor extremo.
Em sua segunda safra de soja, a fazenda localizada em Corguinho (MS) prova que é possível unir inovação, respeito à natureza e viabilidade econômica. A área plantada hoje é de 110 hectares, com previsão de expansão para 200 hectares ainda neste ano, dentro do conceito ILP (Integração Lavoura-Pecuária).
“Plantamos e colhemos com o intuito de construir um legado”, afirma Urian Fernandes de Oliveira, coordenador do AgroDakila. “Nos tornamos exemplo em uma localidade antes desconsiderada para o cultivo de soja.”
Agricultura do Futuro
O diferencial do projeto está no uso inteligente dos recursos naturais, como:
Adubos orgânicos produzidos com esterco de frango e bovino
Restos de árvores descartadas pela própria natureza
Redução do uso de fertilizantes químicos
Técnicas de agricultura de precisão, com controle da aplicação de calcário e correção de solo
Utilização de sementes não transgênicas, mais adaptadas ao clima local
Parte do maquinário próprio do AgroDakila
A variedade de soja escolhida, conhecida como “bônus”, é mais resistente às altas temperaturas e instabilidades climáticas da região. Segundo Urian, a escolha da semente foi fundamental para garantir produtividade e sustentabilidade.
Milho e abastecimento local
Além da soja, o AgroDakila colheu 3 hectares de milho, que já atenderam centenas de encomendas antecipadas. Parte da produção foi destinada ao Recanto de Havallon e à cidade Zigurats, polos do Ecossistema Dakila que recebem cerca de 1.500 visitantes por mês, além de abastecer os restaurantes da rede, especialmente os vinculados à marca 067 Vinhos.
Geração de emprego e desenvolvimento regional
O impacto do projeto vai além da produção agrícola. O AgroDakila tem contribuído diretamente para o desenvolvimento econômico de Corguinho, com a geração de empregos locais, capacitação técnica de moradores e impulsionamento do agronegócio em uma região que, até pouco tempo, não era reconhecida por essa atividade.
“Cumprimos nossa missão de empregar, plantar e colher com visão estratégica. Queremos ser referência no estado e no país”, destaca Urian, filho de Urandir Fernandes de Oliveira, CEO do Ecossistema Dakila.
Do sonho à realidade
Com apenas dois anos de colheita e uma história marcada pela ousadia, o AgroDakila nasceu do sonho de Urian, ex-estudante de mecatrônica em São Paulo, que ao visitar a fazenda com o pai, declarou que ali plantaria soja — mesmo sem nenhuma experiência anterior no campo.
Hoje, o sonho se concretiza em forma de colheitas produtivas, solo fértil e um projeto que se orgulha de “não fechar para o almoço”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios