AGRONEGÓCIO/DAKILA PESQUISAS
AgroDakila colhe 2ª safra e se consolida como referência em produção limpa e inovação no agronegócio
Projeto rural em Corguinho aposta em agricultura de precisão, técnicas sustentáveis e visão empreendedora para transformar região antes inexplorada
12/04/2025
07:00
REDAÇÃO
No coração do cerrado sul-mato-grossense, o projeto AgroDakila, que integra o Ecossistema Dakila, vem ganhando destaque nacional ao adotar práticas sustentáveis e tecnologia de ponta para produzir em uma região sem tradição agrícola, marcada por terrenos arenosos, chuvas escassas e calor extremo.
Em sua segunda safra de soja, a fazenda localizada em Corguinho (MS) prova que é possível unir inovação, respeito à natureza e viabilidade econômica. A área plantada hoje é de 110 hectares, com previsão de expansão para 200 hectares ainda neste ano, dentro do conceito ILP (Integração Lavoura-Pecuária).
“Plantamos e colhemos com o intuito de construir um legado”, afirma Urian Fernandes de Oliveira, coordenador do AgroDakila. “Nos tornamos exemplo em uma localidade antes desconsiderada para o cultivo de soja.”
Agricultura do Futuro
O diferencial do projeto está no uso inteligente dos recursos naturais, como:
Adubos orgânicos produzidos com esterco de frango e bovino
Restos de árvores descartadas pela própria natureza
Redução do uso de fertilizantes químicos
Técnicas de agricultura de precisão, com controle da aplicação de calcário e correção de solo
Utilização de sementes não transgênicas, mais adaptadas ao clima local
Parte do maquinário próprio do AgroDakila
A variedade de soja escolhida, conhecida como “bônus”, é mais resistente às altas temperaturas e instabilidades climáticas da região. Segundo Urian, a escolha da semente foi fundamental para garantir produtividade e sustentabilidade.
Milho e abastecimento local
Além da soja, o AgroDakila colheu 3 hectares de milho, que já atenderam centenas de encomendas antecipadas. Parte da produção foi destinada ao Recanto de Havallon e à cidade Zigurats, polos do Ecossistema Dakila que recebem cerca de 1.500 visitantes por mês, além de abastecer os restaurantes da rede, especialmente os vinculados à marca 067 Vinhos.
Geração de emprego e desenvolvimento regional
O impacto do projeto vai além da produção agrícola. O AgroDakila tem contribuído diretamente para o desenvolvimento econômico de Corguinho, com a geração de empregos locais, capacitação técnica de moradores e impulsionamento do agronegócio em uma região que, até pouco tempo, não era reconhecida por essa atividade.
“Cumprimos nossa missão de empregar, plantar e colher com visão estratégica. Queremos ser referência no estado e no país”, destaca Urian, filho de Urandir Fernandes de Oliveira, CEO do Ecossistema Dakila.
Do sonho à realidade
Com apenas dois anos de colheita e uma história marcada pela ousadia, o AgroDakila nasceu do sonho de Urian, ex-estudante de mecatrônica em São Paulo, que ao visitar a fazenda com o pai, declarou que ali plantaria soja — mesmo sem nenhuma experiência anterior no campo.
Hoje, o sonho se concretiza em forma de colheitas produtivas, solo fértil e um projeto que se orgulha de “não fechar para o almoço”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Alta performance do veículo começa pelos pneus: veja dicas para aumentar a durabilidade e garantir segurança
Leia Mais
Dor pós-atividade física é sinônimo de treino eficaz?
Leia Mais
Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 37 milhões
Municípios