ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Data proposta conscientiza sobre a violência política de gênero
24/03/2025
14:00
ASSECOM
Para a deputada Gleice Jane, o projeto surge como uma homenagem à memória de Dorcelina Folador e de inúmeras outras mulheres
Foi protocolado nesta segunda-feira (24) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 65/2025, de autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), que institui o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero, a ser celebrado anualmente no dia 30 de outubro, em memória à Dorcelina Folador.
A proposta sugere que a data seja celebrada anualmente, no dia 30 de outubro, em memória à Dorcelina Folador, prefeita assassinada no ano de 1999, em decorrência de violência política de gênero. Caso seja aprovada, a data será incluída no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, conforme disposto na Lei nº 3.945, de 4 de agosto de 2010.
Conforme a justificativa da matéria, promover a conscientização sobre a violência política de gênero, incentivar a participação das mulheres na política e difundir a história, biografia, legado e trajetória política de Dorcelina Folador são objetivos da proposta legislativa. “A violência política de gênero não apenas silencia as vozes femininas, mas também compromete os pilares da democracia e da igualdade. É imperativo reconhecer que a participação das mulheres na política e nos movimentos sociais é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equânime”, disse a parlamentar.
Segundo o projeto, no Brasil, 58% das mulheres prefeitas afirmam ter sido vítimas de assédio ou violência política devido à sua condição de mulher, sendo que, desse total, apenas metade formalizou a denúncia por meio de queixas ou boletins de ocorrência. Aproximadamente 74% dessas mulheres sofreram com a disseminação de informações falsas, enquanto 66% foram alvo de discursos de ódio nas plataformas digitais.
Dorcelina Folador foi assassinada em 30 de outubro de 1999, em decorrência de violência política de gênero. “Dorcelina Folador, a figura central a que a presente Lei se refere, é um dos casos mais emblemáticos de violência política de gênero em Mato Grosso do Sul. Professora, artista plástica, poeta e ativista social, Dorcelina foi eleita, em 1996, prefeita de Mundo Novo. Sua gestão destacou-se por políticas públicas voltadas à inclusão social, à participação popular e à transparência administrativa. Sua trajetória foi brutalmente interrompida em 30 de outubro de 1999, quando foi assassinada em razão de sua atuação política”, lembrou a deputada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Com aprovação do Plano de Aplicações do Fundo de Investimentos Sociais, vereador Carlão destina R$ 300 Mil a 20 entidades
Leia Mais
Governo de Mato Grosso do Sul abre nova frente de cirurgias ortopédicas pelo SUS na região leste do Estado
Leia Mais
Câmara de Campo Grande retoma discussão de Projetos de Lei em sessão de 1º de abril
Leia Mais
BR-163/MS terá manutenção nesta segunda-feira (31/03); fique atento aos trechos em obras
Municípios